Iniciativas

Veja como evoluíram nossos compromissos

Informar

Somos o maior provedor privado de informações sobre os segmentos de mercado que representamos. Os dados, que são coletados e tratados pela ANBIMA, vão desde preços de negociação no mercado secundário até a análise aprofundada de temas específicos, sempre com o objetivo de contribuir para a transparência, a segurança e o fomento do mercado.


 

Classificação de fundos

Aplicativo

Site exclusivo do associado

Precificação

 

Estudos

Estatísticas

Legislação e apoio

Classificação de fundos

Em 2014, finalizamos a construção de uma nova classificação de fundos de investimento. O novo modelo, que entrará em vigor no segundo semestre de 2015, foi criado com os objetivos de facilitar o processo de decisão de investimento, contribuir para aumentar a transparência do mercado e permitir uma adequada comparação entre os produtos.

Aplicativo

Lançado em agosto, o aplicativo ANBIMA disponibiliza informações diárias sobre fundos e os índices da Associação (IMA, IDA, IDkA e IHFA) e traz, ainda, uma seção de notícias.

Site exclusivo do associado

A nova versão do site exclusivo para os associados – acessado pela extranet financeira da RTM (Rede de Telecomunicações do Mercado) – trouxe uma navegação amigável e facilitou a consulta aos dados. A proposta é reunir em um único lugar diversas informações relevantes aos associados, como séries históricas de índices e taxas; acesso às ferramentas que auxiliam no cálculo de preços e de taxas; súmulas e guias tributários. Com a reformulação, 21 novas instituições passaram a acessar o ambiente em 2014, sendo 20 assets e uma corretora. Ao todo, 183 associados já têm acesso ao site.

Precificação

A amostra utilizada para formar as taxas médias de debêntures foi ampliada, para dar mais representatividade às informações divulgadas diariamente pela Associação. As taxas são usadas pelo mercado como referência dos preços de negociação no mercado secundário.

Confira os números:

Debêntures

Ferramenta que calcula taxas, preços unitários e fluxo de pagamento de debêntures no mercado secundário.

217
precificadas
54
ativos incluídos em 2014
Calculadora Confere

Ferramenta que calcula taxas, preços unitários e fluxo de pagamento de debêntures de títulos públicos e debêntures no mercado secundário.

54
Ativos incluídos
359
Papéis disponíveis para cálculo de taxa,
preço unitário e fluxo de pagamentos
Sistema REUNE

A plataforma, que consolida os registros das negociações de debêntures no mercado secundário, registrou em 2014:


Uma novidade foi a inclusão das negociações do BNDES na plataforma, o que trouxe mais representatividade ao sistema.

Estudos

O estudo técnico sobre temas dos mercados é o ponto de partida das séries "Textos para Discussão" e "Produtos de Captação". Enquanto a primeira discorre sobre assuntos atuais ou reproduz as discussões que ocorreram nos eventos realizados pela ANBIMA, a segunda tem como foco apresentar as características de um produto do mercado.

Lançada em 2013, a série “Textos para Discussão” ganhou três novos números em 2014. Confira:



Fomentando o financiamento privado de longo prazo

Reproduz os debates do 5º Seminário de Renda Fixa e Derivativos de Balcão, realizado em 2013.

A indústria de fundos de investimento brasileira e seu papel no desenvolvimento do mercado de capitais

Propõe uma agenda para potencializar o papel do segmento como agente no desenvolvimento do mercado

Private Banking: evolução e perspectivas

Reproduz as discussões do 5º Seminário de Private Banking, realizado em 2014





Produtos de Captação

A série “Produtos de Captação” teve um lançamento em 2014, cujo tema foram os fundos de investimento imobiliário. No livro, são tratadas as estratégias de composição de portfolio, os aspectos regulatórios e tributários e a evolução deste mercado, entre outros temas.




Radar

O Radar ANBIMA, publicação trimestral voltada para as discussões na regulação internacional, ganhou um novo formato. Os leitores podem agora pesquisar os textos por assuntos de interesse: distribuição, mercados secundários, finanças corporativas, instituições financeiras, fundos de investimento e outros.

Estatísticas

Os esforços no ano foram voltados para a ampliação da base de dados, seja com a inclusão de novas estatísticas em bases já existentes ou com o lançamento de novos grupos de informações.

O que já mudou:

Divulgação do detalhamento dos empréstimos diversos, que fazem parte das informações de posição de crédito. As estatísticas passaram a considerar os valores alocados em capital de giro e em empréstimos pessoais.

O que vem por aí:

Construção da base de dados destes produtos começou em 2014. Entre as informações estão:

  • Características do originador e cedente dos créditos;
  • Características do ativo e por série;
  • Identificação do CRI pela sua natureza, concentração, segmento e tipo do contrato;
  • Em 2015 estará disponível uma ferramenta para consulta dos dados cadastrais dos ativos, das ofertas e das séries.

Legislação e apoio

A Associação oferece conteúdo técnico para auxiliar as instituições na adaptação a novas normas de mercado. Os principais instrumentos para isso são os informes de legislação e as súmulas, que reúnem todas as mudanças regulatórias de maneira prática e de fácil consulta. Outra forma de dar suporte é com a criação de documentos que consolidam todas as informações necessárias para orientar as instituições no cumprimento de novas regras.

Lei Fatca

Elaboração de um documento que auxilia as instituições a se enquadrarem nas regras do acordo, além de possibilitar a consulta aos documentos oficiais.

Guia de Prevenção à Lavagem de Dinheiro
e ao Financiamento do Terrorismo

O documento é destinado para as instituições que atuam no segmento de fundos e de carteiras administradas e busca alinhar os procedimentos de monitoramento e comunicação das operações.

Fundos de Investimento

Página criada no portal para agrupar todo o conteúdo sobre a revisão da Instrução nº 409 da CVM, que regulava a indústria de fundos. Traz os principais documentos relacionados à audiência pública, bem como os ofícios encaminhados e vídeos dos workshops realizados com o mercado sobre o tema.

Infraestrutura

Além da súmula, foi criada uma página no portal com todo material de apoio para auxiliar os associados como, por exemplo, os ofícios da CVM, os cronogramas de adaptação e um documento de perguntas e respostas com as principais dúvidas dos associados.

Confira as iniciativas do ano por compromisso