Visão
Um mercado forte é formado por participantes sólidos, que movimentam volumes significativos de recursos, de forma integrada, em um ambiente sistematicamente seguro e que contribua tanto para a multiplicação de oportunidades de negócios como para o desenvolvimento sustentável do país. Instituições fortes também são comprometidas com as melhores práticas de negócios e com padrões estabelecidos pela regulação e autorregulação brasileiras. Elas se articulam em torno de entidades sólidas, que as representam à luz dos objetivos de aprimorar o ambiente de negócios dos segmentos em que atuam e conciliar seus interesses com as demandas dos investidores e da sociedade.
Mercado forte se faz com instituições fortes.
Missão
Fortalecer a representação do setor e apoiar a evolução de um mercado de capitais no Brasil capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local e influenciar o mercado global.Nossos Valores
Cooperação
Excelência
Inovação
Integridade
Pluralidade
Responsabilidade
Mensagens
Assista às mensagens da presidente, Denise Pavarina, e do superintendente-geral, José Carlos DohertyPresidência
O ano de 2014 foi difícil no ponto de vista de negócios. Mas a ANBIMA não parou, porque as nossas atividades são estruturantes. Trabalhamos independentemente da conjuntura em questões que são necessárias para o desenvolvimento do mercado.
Superintendência
Todo ano realizamos uma pesquisa com os diretores. Perguntamos se o apoio da equipe interna é adequado ao funcionamento da ANBIMA. Fiquei contente com as respostas positivas que mencionam, inclusive, que o time excedeu às expectativas, o que fez esse item ser o mais bem avaliado da pesquisa inteira.
Somos a ANBIMA
Associação Brasileira das Entidadesdos Mercados Financeiro e de Capitais
Falamos em nome das instituições que atuam no mercado, como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Reunimos tantas instituições diferentes entre si com o objetivo de retratar dentro de casa o que acontece lá fora, reproduzindo a pluralidade que vemos no mercado.
Nascemos em 2009 a partir da união de duas entidades, mas representamos os mercados há quatro décadas.
Nossas atividades estão organizadas em torno de quatro compromissos assumidos com o mercado: representar, autorregular, informar e educar.
A ANBIMA
instituições associadas
códigos de autorregulação
Conselhos de Regulação e Melhores Práticas
Comissões de Acompanhamento
comitês de representação
comitês de apoio
comitês de produtos e serviços
subcomitês de representação
de ativos precificados
profissionais participando de organismos de representação
certificações emitidas
E seus mercados
Fundos
em patrimônio líquido na indústria de fundos
de captação líquida no mercado doméstico
gestores de fundos registrados na ANBIMA
fundos de investimento registrados
Mercado de capitais
em ofertas de valores mobiliários
em ofertas públicas de renda fixa
em ofertas públicas de renda variável
em estoque total de renda fixa
em operações com renda fixa no mercado secundário
em 146 anúncios de fusões, aquisições, OPAs e reestruturações societárias
Distribuição
de ativos sob gestão do private banking
de ativos administrados por gestores de patrimônio
de ativos geridos pelo varejo
Associados
No final de 2014, a ANBIMA contava com 296 instituições associadas. O número compreende entidades de Belém, no Norte do país, até Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Ao longo do ano, 15 instituições deixaram de fazer parte da Associação. Os principais motivos para o desligamento foram: descontinuidade das atividades, redução de patrimônio líquido sob gestão ou mudança estratégica da instituição.Número de visitas aos associados
Para manter um relacionamento próximo com as instituições, são realizadas visitas com o intuito de esclarecer dúvidas e levar informações sobre a Associação. Ao todo, foram realizadas 117 visitas em 2014, a maior parte delas no eixo RJ-SP (103).