Educar
Promover a educação financeira é um dos eixos estratégicos da atuação da ANBIMA.
As ações são focadas em três vertentes que se complementam:
- Qualificação de profissionais por meio das certificações de mercado;
- Capacitação dos profissionais certificados por meio da educação continuada;
- Disseminação de conteúdo sobre educação financeira para os associados com objetivo de auxiliá-los a compreender melhor seus investidores.
Além destas atividades, ANBIMA é associada sênior do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), entidade que concede a certificação CFP (Certified Financial Planner).
Educação de investidores
Como investir em você
A implementação do projeto “Como Investir em Você” começou em 2014, com o lançamento do curso “Planeje sua liberdade” em parceria com a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). O curso online leva aos universitários conteúdos sobre educação financeira com objetivo de ajudá-los na mudança de hábitos financeiros. Confira os dados dos universitários que participaram do curso:
Certificação
Revisão da arquitetura das certificações
Com o objetivo de adequar as certificações às necessidades do mercado, foi iniciado um mapeamento sobre a atual dinâmica da distribuição de produtos de investimento. Com o trabalho, foi possível identificar três perfis de profissionais, suas principais responsabilidades, conhecimentos e qualificações prioritários e de que forma estão segmentados. São eles:
Mais de 2 mil investidores e profissionais de instituições financeiras responderam a uma pesquisa sobre o Programa de Certificação da ANBIMA. Eles deram sua visão sobre os exames e sobre o relacionamento entre os diferentes agentes do mercado. O trabalho também buscou levantar aspectos que podem ajudar no processo de modernização das atuais certificações.
Realizado em novembro, em São Paulo, o Workshop de Certificação reuniu cerca de 100 profissionais – presencialmente e online – de instituições associadas que fazem comercialização de produtos. No evento, foram apresentados os resultados da pesquisa realizada com o mercado para mapear o perfil do profissional certificado. Também foram expostas as percepções dos profissionais e dos clientes de instituições financeiras sobre as certificações.
A área do site de certificação que é acessada pelos profissionais dos RHs das instituições financeiras participantes do Código de Certificação passou por uma reformulação. O objetivo foi garantir uma interface mais dinâmica e que facilite o acompanhamento da situação dos profissionais certificados de cada instituição.
Certificações emitidas
Em 2014, mais de 31 mil profissionais conquistaram uma das certificações da ANBIMA: CPA-10, CPA-20, CEA e CGA. Ao final do ano passado, a ANBIMA contabilizava mais de 370 mil certificações emitidas.
Educação Continuada
A ANBIMA oferece uma série de cursos sobre temas dos mercados financeiros e de capitais por meio de seu programa de Educação Continuada. O objetivo é acompanhar o profissional certificado na evolução de sua carreira, disponibilizando conteúdos que o capacitem ao longo da vida profissional.
A participação nos cursos online cresceu 38% em 2014, totalizando 1.018 alunos. Uma novidade foi a disponibilização do curso “Formação de Profissionais para o Mercado Financeiro e de Capitais” para atualização da certificação dos profissionais com a CPA-10 que trabalham em instituições financeiras. Após cinco anos, essa certificação deve ser renovada.
Entre os alunos dos cursos, 77,4% afirmaram que suas expectativas foram atingidas e 78,3% avaliaram as aulas online como “boas” ou “muito boas”.
IBCPF
“Planejamento financeiro transforma a vida das pessoas”: esta é a nova visão do IBCPF, reformulada no começo de 2014, junto com a revisão de todo o posicionamento estratégico, e que passou a nortear as atividades do instituto. No ano, houve um crescimento de 38% na base de planejadores financeiros certificados em relação a 2013, totalizando 1741 profissionais com a certificação CFP (Certified Financial Planner) no Brasil. O aumento de inscritos nos exames também atesta o maior interesse dos profissionais. Em 2014, o número subiu 40%, somando mais de 2 mil inscritos nas provas que acontecem duas vezes ao ano. A média histórica da taxa de aprovação nos exames é de 30%. O Brasil ocupa a 11ª posição no ranking mundial no ranking de planejadores financeiros.
Relacionamento
Mantemos vínculos de trabalho e troca de experiência com diversas entidades relacionadas à educação de investidores. Confira algumas:
Comitê Consultivo de Educação da CVM
Como membro integrante do Comitê, participamos de iniciativas como o Programa TOP, de capacitação de professores universitários sobre temas do mercado de capitais, e o Prêmio Imprensa, que incentiva a produção de reportagens sobre o mercado e a dinâmica dos investimentos.
Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef)
Como entidade membro do Conselho e da Comissão permanente, participamos da definição de planos, programas, ações e da coordenação executiva da Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira). O Conef propôs, em maio, a realização da Semana Nacional de Educação Financeira, estimulando as instituições a promoverem ações de educação financeira para o público em geral. Participamos oferecendo palestras para profissionais certificados.
Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF Brasil)
Como membro do Conselho e do Conselho Fiscal, a ANBIMA integra as atividades da associação que tem como objetivo centralizar a gestão e descentralizar a execução de iniciativas e projetos de educação financeira para a população brasileira, em consonância com as diretrizes emanadas do Conef.
Conselho Consultivo das Entidades Certificadoras (CCEC)
A participação no Conselho tem como objetivo estreitar relacionamento com as entidades certificadoras que compõem o CCEC visando propor uma sinergia entre essas instituições e aprimorar os processos de certificação existentes no mercado.