A representação dos interesses das instituições de mercado não se limita ao território brasileiro. Estamos engajados ativamente no debate internacional de temas relevantes para nossos associados. Participamos de fóruns e debates globais, nos quais procuramos identificar tendências e antecipar questões em pauta na comunidade internacional, trazendo-as para discussão e conhecimento do mercado local. Para cumprirmos esse compromisso, estamos inseridos em inúmeros fóruns que discutem assuntos relevantes para os segmentos que representamos. Também fazemos parte de iniciativas globais e discussões sobre educação de investidores, privilegiando a troca de informações e experiências entre as entidades ao redor do mundo.
Iosco
Desde 2005, somos membros da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários), entidade que reúne os reguladores de valores mobiliários de todo o mundo. José Carlos Doherty, nosso superintendente-geral, foi eleito, em 2012, presidente do AMCC (Comitê Consultivo de Membros Afiliados, na sigla em inglês), que reúne, entre outros tipos de instituições, os autorreguladores. Em 2014, seu mandato foi renovado por mais dois anos.
39ª Conferência no Brasil
Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro de 2014, aconteceu no Rio de Janeiro a 39ª Conferência da Iosco. O evento reuniu reguladores, autorreguladores, bolsas de valores, entidades de infraestrutura de mercado, e representantes do mercado do mundo todo para discussões sobre temas que impactam os mercados de capitais. O encontro foi promovido pela CVM com apoio da ANBIMA, da BSM (BM&FBovespa Supervisão de Mercados) e da Cetip.
Outros encontros da Iosco nos quais marcamos presença
Discussão sobre as iniciativas do mercado para promover o financiamento e sobre os desafios regulatórios transnacionais. Primeira participação de José Carlos Doherty, superintendente geral da ANBIMA e presidente do AMCC (Comitê Consultivo de Membros Afiliados, sigla em inglês), como membro observador.
Onde: Madri, Espanha
Apresentação dos trabalhos em andamento para representantes de mercado e outras entidades internacionais de representação. Entre os temas em discussão, os destaques foram o debate sobre a metodologia de identificação de instituições não bancárias sistemicamente importantes, as iniciativas de financiamento de longo prazo e a identificação de riscos emergentes.
Onde: Madri, Espanha
Debate sobre forças-tarefas do grupo com apresentação dos resultados do questionário sobre segurança cibernética e discussão sobre os dados globais dos fundos de investimento.
Onde: Rio de Janeiro, Brasil
Fundos
Participação em painel sobre as regras para fortalecimento de fundos de investimento e sua regionalização.
Onde: Cartagena, Colômbia
Participação em painel sobre distribuição de fundos e os modelos de comissões para os distribuidores e no painel sobre as principais perspectivas e tendências das Américas.
Onde: Canberra, Austrália
Tesouraria
Discussão sobre reformas regulatórias em andamento na Europa e seus impactos e desdobramentos em outros mercados.
Onde: São Paulo, Brasil
Área jurídica de mercado
Evento reuniu diversos especialistas dos Estados Unidos e da América Latina para discutir o sistema financeiro internacional e o desenvolvimento do mercado de capitais.
Onde: Cambridge, Estados Unidos
Autorregulação
Jornadas sobre a regulação e supervisão de comercialização de instrumentos do IIMV (Instituto Ibero-americano de Mercados de Valores)
Participação em discussão sobre regulação e supervisão da comercialização de instrumentos financeiros.
Onde: Equador
Educação de investidores
Fazemos parte da diretoria do Ifie (Fórum Internacional de Educação do Investidor, na sigla em inglês) e lideramos a divisão americana desse fórum, com papel relevante na organização das respectivas iniciativas. Além disto, participamos das reuniões da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Veja abaixo todos os encontros no ano que propiciaram a troca de informações sobre educação de investidores.
Apresentação da prévia do mapeamento do perfil dos profissionais de distribuição de investimento do Brasil.
Onde: Washington, Estados Unidos
Avaliação do andamento dos trabalhos dos organismos e de iniciativas realizadas em suas respectivas regiões desde o seu último encontro, que foi em dezembro de 2013.
Onde: Washington, Estados Unidos
Discussão sobre proteção de investidor, finanças sustentáveis e educação financeira com foco em negócios. Apresentação do projeto “Como Investir em Você” (veja detalhes na página Educar).
Onde: Assunção, Paraguai
Participação em conferência global de educação financeira.
Onde: Paris, França
Balanço das ações governamentais e setoriais de educação financeira, com destaque para a Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) nas escolas e o projeto Como Investir em Você".
Onde: Guayaquil, Equador