Somos a ANBIMA, organização sem fins lucrativos que agrega bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras, securitizadoras e administradoras. Nascemos em 2009, mas nossa trajetória é mais antiga, pois a Associação é resultado da união de duas entidades que somam mais de meio século de história. GRI 2-1, 2-6
Nosso escritório com as áreas de negócios fica em São Paulo (SP), mas a sede está no Rio de Janeiro (RJ), de onde viabilizamos as atividades do Selic, o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, do Banco Central, há quatro décadas. A partir de um convênio com o BC, cuidamos do dia a dia do sistema responsável pela custódia, pelo registro e pela liquidação dos títulos públicos do Tesouro Nacional.GRI 2-1
Para defender os interesses dos associados – instituições de
diferentes portes e segmentos que refletem a pluralidade do mercado
– a atuação se dá a partir de quatro compromissos: informar,
representar, autorregular e educar.GRI 2-23
IFRS 1 - Strategy, Strategy and decision-making
Compromissos
IFRS 1 - Strategy, Strategy and decision-making, Appendix B - Sustainability-related risks and opportunities
Autorregular
Educação e Certificação
Dados e Analytics
Representar
Autorregular – Desenvolvemos regras feitas pelo mercado, para o mercado e em prol do próprio mercado: são boas práticas que as instituições seguem voluntariamente. Nossa equipe técnica acompanha de perto o cumprimento dessas exigências, supervisionando e orientando as instituições.
Educação e Certificação – Acreditamos que é possível transformar o mercado por meio da capacitação de seus principais agentes: profissionais e investidores. Por isso, nossas ações buscam qualificar os profissionais com certificações, para que eles sejam multiplicadores de informações e de boas práticas. Também produzimos e divulgamos conteúdos sobre educação financeira para investidores e população em geral.
Dados e Analytics – A partir de uma base de dados consistente e transparente, somos a principal provedora de informações dos segmentos que representamos. Isso é feito com a divulgação de estatísticas, rankings, referências de preços e índices que acompanham o comportamento das carteiras de ativos, além de estudos específicos que interessem aos associados.
Representar (advocacy) – Um mercado forte se faz com instituições fortes e bem representadas. Contribuímos para isso promovendo diálogos com o governo e com outras entidades do setor privado, para os quais apresentamos e discutimos propostas de melhorias do ambiente de negócios. Também elaboramos um conjunto de boas práticas que os associados seguem voluntariamente, por meio da adesão aos nossos códigos de autorregulação.
Visão, missão e valores
GRI 2-23IFRS 1 – Strategy, Strategy and decision-making
Empresas que participamos
GRI 2-6, 2-28IFRS 1 - Core Content, Business model and value chain