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Assembleia Geral
GRI 2-9
IFRS1: Governance
As decisões dos associados são a base para a nossa governança corporativa. A assembleia geral é o órgão máximo de decisão. Nela, cada instituição tem direito a um voto – uma forma de garantir que todos tenham a mesma representatividade, sem que isso dependa do porte ou do segmento da empresa. GRI 2-10, 2-15
O membro votante de cada assembleia não possui mandato, é um representante da instituição, indicado e substituído por ela sem prazo definido. As votações acontecem anualmente na assembleia geral ordinária, realizada no primeiro quadrimestre do ano, e sempre que necessário em assembleia extraordinária. GRI 2-10
Atividades da Assembleia Geral
GRI 2-10, 2-12É a assembleia que toma as decisões mais estratégicas da Associação, que incluem:
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
Diretoria
A Diretoria não desempenha atividades executivas na Associação. São profissionais que ocupam o cargo de
forma voluntária, escolhidos em eleições a cada dois anos, como ocorreu em abril 2022. O grupo reflete a
pluralidade dos diferentes tamanhos e segmentos das instituições que representamos.GRI 2-19
IFRS1: Governance
Formada por 22 membros: um presidente, oito vice-presidentes e até 14 diretores, que são eleitos a cada dois anos. Os membros se reúnem pelo menos uma vez por mês e pode haver reuniões extraordinárias convocadas pelo presidente ou a maioria dos participantes.
As principais responsabilidades da Diretoria são:
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Em dezembro de 2023, a Diretoria era composta por:
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presidente
Carlos André
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vice-presidente
Carlos Takahashi
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vice-presidente
Denisio Delfino
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vice-presidente
Eric Altafim
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vice-presidente
José Eduardo Laloni
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vice-presidente
Luiz Sorge
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vice-presidente
Pedro Rudge
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vice-presidente
Roberto Paris
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vice-presidente
Sergio Cutolo
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diretor
Adriano Koelle
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diretor
Andrés Kikuchi
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diretor
Eduardo Azevedo
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diretora
Fernanda Camargo
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diretor
Fernando Rabello
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diretor
Fernando Vallada
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diretor
Giuliano De Marchi
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diretor
Gustavo Pires
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diretora
Julya Wellisch
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diretor
Roberto Paolino
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diretor
Sergio Bini
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diretor
Rodrigo Azevedo
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diretor
Teodoro Lima
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diretor-executivo
Zeca Doherty
Conselho Fiscal
GRI 2-24, 2-25, 2-26IFRS1: Reassessment of the scope of sustainability-related risks and opportunities throughout the value chain
Formado por três membros efetivos, o Conselho Fiscal é eleito pela Assembleia Geral. Dentre suas principias responsabilidades estão: examinar as contas encaminhadas pela Diretoria; aprovar o parecer da auditoria externa sobre as contas; apresentar as contas para deliberação em Assembleia Geral.
Conheça o Conselho Fiscal em exercício no final de 2023:
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conselheira
Ana Carolina Silva
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conselheiro
Arnaldo Alves dos Santos
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conselheiro
Fabio Fujino Rey
Conselho de Ética
GRI 2-24, 2-25, 2-26IFRS1: Reassessment of the scope of sustainability-related risks and opportunities throughout the value chain
É composto por até nove membros – sendo quatro independentes, ou seja, não vinculados a instituições associadas. Todos os membros, entre eles um presidente e um vice-presidente, são indicados pela Diretoria e eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de quatro anos. É permitida a reeleição e a cada dois anos um terço dos membros deve ser renovado.
Os membros não recebem remuneração pelo exercício de suas funções, dentre as quais constam:
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O conselho de Ética em exercício no final de 2023 tinha a seguinte formação:
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presidente
Valdecyr Maciel Gomes
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presidente
Luiz Chrysostomo
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conselheiro
Carlos Ambrósio
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conselheira
Denise Pavarina
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conselheiro
Luiz Augusto Candiota
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conselheiro
Marcelo Giufrida
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conselheiro
Otávio Yazbek
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conselheiro
Renato Olivia
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conselheiro
Robert van Dijk
Códigos de conduta
GRI 2-16, 2-23, 2-24, 2-26, 205-2IFRS 1: Strategy, Risk management
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Código de Ética ANBIMA
O documento é obrigatório a todas as instituições que seguem os nossos códigos de autorregulação, sejam associados ou aderentes. Com 17 páginas, as normas do Código de Ética estabelecem padrões de conduta, com aspectos relacionados a boa-fé, probidade, transparência, responsabilidade e lealdade, visando o aprimoramento e a valorização dos mercados financeiro e de capitais, incluindo entre outros princípios éticos, orientar as atividades das instituições que seguem nossos códigos de melhores práticas, visando o interesse de clientes e investidores. Conheça aqui.
Código de Ética e Conduta Profissional
Demos continuidade ao Programa de Integridade que vem oferecendo atividades de conscientização e capacitação para os colaboradores. Também aprimoramos as nossas políticas internas de compliance e demos continuidade a campanhas de conscientização sobre: segurança da informação e tratamento de dados e dados pessoais, prevenção e combate à corrupção e à fraude e de relacionamento com o Poder Público.
Em agosto, publicamos o Manual de Compliance, com regras para os profissionais que falam em nome da ANBIMA. O documento reúne orientações sobre os cuidados que devem ser tomados ao falar em nome da Associação com representantes de outras organizações. O manual é dedicado especialmente para participantes das nossas comissões, fóruns e grupos de trabalho. A pauta de PLD/FTP foi outro destaque do ano, com a publicação de um novo guia de melhores práticas e a realização de debates sobre o tema.
- Ética e integridade
-
Publicamos uma versão digital e modernizada do nosso Código de Ética e Conduta Profissional, para reforçar temas relevantes para a ANBIMA, como sustentabilidade, diversidade e inclusão. O documento destinado aos funcionários, aborda políticas corporativas, segurança da informação, privacidade de dados e investimentos pessoais, citando o uso indevido de informações privilegiadas e conflitos de interesse, entre outros. O código exige atuação íntegra, justa, legal e transparente, e os funcionários assinam um termo para atestar que estão de acordo com as diretrizes da Associação no momento da contratação. Acesse aqui.
Demos continuidade a nossa política de apuração de relatos que foi renovada um ano antes e estabeleceu cuidados e responsabilidades necessários em casos de descumprimentos das políticas e normativos. Além disso, reforçamos a divulgação do canal de comunicação exclusivo para encaminhamento de relatos e criamos um Comitê de Ética para apurar essas informações.
Os materiais relativos ao programa de integridade ganharam uma nova página em nosso portal, chamada Ética e integridade, acessível a todo o público. Ao mesmo tempo, trabalhamos na aplicação da política de apuração de relatos, para o tratamento das denúncias recebidas pelos canais exclusivos.
Foram criadas também políticas de diversidade e inclusão, de porta-vozes e de realização de provas de certificação para funcionários.
- Segurança da informação e LGPD
-
Em 2023, foi dada continuidade nosso programa de segurança da informação com atividades de conscientização e estabelecimento de uma meta corporativa para todos os colaboradores. Foram tomadas algumas medidas para fortalecer e aumentar a segurança da Associação contra possíveis ataques cibernéticos: treinamentos práticos e teóricos, quizzes e testes de phishing, além da melhoria da parte de sistemas e segurança, como a aplicação do segundo fator de autenticação para todos os usuários.
Também fizemos uma série de atualizações de normas internas com melhores práticas para colaboradores, dentre elas as políticas e normativos de LGPD, de segurança da informação, como boas práticas para classificação da informação, uso de mesa e tela limpas, criação e manutenção de senhas seguras, além da manutenção de um GT interno para tratar das questões de privacidade e tratamento de dados pessoais.
- Treinamentos
-
Foi dada continuidade à série de treinamentos e atividades foram realizados com colaboradores para promover a conscientização sobre ética, segurança da informação e LGPD. Novos funcionários têm contato com os treinamentos ainda na fase de onboarding, de forma a conscientizá-los sobre a importância do tema.
A plataforma Be Compliance, adotada há quatro anos para o nosso Programa de Integridade, continuou a ser utilizada para centralizar documentos, reportes, políticas e treinamentos voltados para colaboradores. Em formato EAD, tivemos treinamentos obrigatórios pela plataforma: Código de ética; Conceito básico de Compliance; LGPD – Conceito básico de proteção de dados; Risco de Terceiros; Combate ao assédio moral e assédio sexual; e Anticorrupção e Cortesias.
Para oferecer conteúdo sobre segurança da informação, ampliamos o uso da plataforma KnowBe4. Uma nova temporada da série The Inside Man foi disponibilizada e os colaboradores realizaram treinamentos sobre LGPD, uso adequado de dispositivos móveis, segurança física do ambiente de trabalho e ciberataques, como phishing.
Aplicamos também treinamentos práticos contra-ataques cibernéticos com o Escape 60 em todas as nossas unidades, além da criação de um vídeo com o RAP de segurança da Informação, para que nossos colaboradores possam incorporar a cultura de segurança da informação. Afinal, todos são responsáveis por manter uma ANBIMA segura.
Saiba mais
Comitê Executivo
GRI 405-1Grupo multidisciplinar formado pelas principais lideranças da equipe interna, que ajuda na tomada de decisões executivas. São 10 membros, cinco homens e cinco mulheres.
Conheça os integrantes do comitê:

Diretor-executivo
Zeca Doherty
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Superintendente do Selic
Francisco Vidinha
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Superintendente de Supervisão de Mercados
Guilherme Benaderet
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Superintendente de Inteligência de Dados, Operações e Tecnologia
Lina Yajima
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Superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação
Marcelo Billi
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Superintendente de Representação de Mercados
Tatiana Itikawa
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Gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamento com Associados
Amanda Brum

Gerente de Gente, Saúde e D&I
Eliana Marino

Gerente de Jurídico, Compliance e Credenciamento
Soraya Alves

Gerente de Finanças, Controladoria e Facilities
Thiago Baptista
Organismos de representação e de supervisão
GRI 2-12IFRS1: Governance
Para defender os interesses dos associados, debatemos temas que contribuem para o fortalecimento do mercado em fóruns, comissões e grupos consultivos.
Eles são formados por profissionais de mercado, que participam voluntariamente desses organismos. As discussões sobre melhorias na regulação são encaminhadas à Diretoria, podem ser avaliadas em audiências públicas e são enviadas aos reguladores.
Entenda a formação dos grupos:
São seis fóruns de representação, relacionados às atividades do mercado e que contam com o apoio de comissões temáticas – criadas de acordo com as necessidades de cada fórum e demandas do plano de ação.
Temos também dois fóruns de apoio para tratar de temas jurídicos e tributários.
E os grupos consultivos se dividem em permanentes, que dão suporte aos produtos e serviços que oferecemos, e emergentes, que discutem temas essenciais para o desenvolvimento do mercado e podem passar por todos os fóruns, mas não estão incorporados à pauta específica de nenhum deles.
A novidade na nossa governança foi a criação das redes, um modelo de fórum que reúne profissionais de mercado, especialistas no assunto da pauta, acadêmicos e a sociedade para discutir caminhos rumo às finanças sustentáveis e oferecer ferramentas práticas para implementação dessa agenda.
Conheça a estrutura da representação de 2023:
Foruns de Representação
- Fórum de Distribuição
-
Comissão de Autorregulação
Comissão de Institucionais
Comissão de Private
Comissão de Varejo
- Fórum de Estruturação de Mercado de Capitais
-
Comissão de Autorregulação
Comissão de Renda Fixa
Comissão de Renda Variável
Comissão de Securitização
- Fórum de Fundos Estruturados
-
Comissão de Autorregulação (Administração de Recursos de Terceiros)
Comissão de Direitos Creditórios
Comissão de Imobiliário
Comissão de Participações
- Fórum de Fundos Mútuos
-
Comissão de Autorregulação (Administração de Recursos de Terceiros)
Comissão de Gestão de Carteiras
Comissão de Gestão de Riscos
Comissão de Dados e Analytics
- Fórum de Negociação
-
Comissão de Autorregulação
Comissão de Operacional Selic
Comissão de Produtos de Tesouraria
- Fóruns de Serviços Fiduciários
-
Comissão de Autorregulação (Administração de Recursos de Terceiros)
Comissão de Administração Fiduciária
Comissão de Escrituração e Custódia
Comissão de Representação de Investidor Não Residente
- Fóruns de apoio
-
Fórum Jurídico
Comissão de PLD/FTP
Grupos Consultivos e Redes
- Consultivos
-
Macroeconômico
Precificação
Cibersegurança
- Redes
-
Educação
Inovação
Sustentabilidade
Grupos de Trabalho – Representação
- Fórum de Distribuição
-
GT Resoluções CVM 178 e 179
GT Portabilidade dos Produtos
GT Poupança de longo prazo
- Fórum de Estruturação de Mercado de Capitais
-
GT Código de Ofertas (Renda Fixa)
GT Código de Ofertas (Agentes fiduciários e Securitização)
GT Código de Ofertas (Ativos Digitais)
GT Código de Ofertas (Securitização)
GT Sustentabilidade no Sellside
GT Agronegócio
GT Código de Ofertas (Fundos Estruturados)
- Fórum de Fundos Estruturados
-
GT Audiência pública Fiagro
- Fórum de Fundos Mútuos
-
GT Investimentos por fundos em Criptoativos
GT Identificação de fundos ESG
GT de Crédito
GT para Gestores de FIF (Res 175)
GT para discussão de casos práticos de enquadramento (175)
- Fórum de Negociação
-
GT Mercado de Carbono – Negociação
GT Regulamentação de câmbio
GT Derivativo de crédito
GT Intermediação em lote
GT Formador de mercado
- Fórum de Serviços Fiduciários
-
GT Implementação da Resolução CVM 175**
GT Resolução CVM 175 - impactos contábeis
GT Resolução CVM 175 – Administradores
GT Resolução CVM 175 – Administradores
GT Adequações plataforma ANBIMA RCVM 175
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Grupos de supervisão
Comissões de acompanhamento
São grupos que orientam a atuação da equipe interna de supervisão de mercados. Formados por representantes dos associados, eles analisam e aprovam os relatórios elaborados pela área. Também devem encaminhar, aos conselhos de regulação e melhores práticas, a análise técnica das investigações sobre instituições que descumpriram as exigências dos códigos de autorregulação.
Conselhos de regulação e melhores práticas
São responsáveis por instaurar e julgar processos envolvendo as instituições que seguem os nossos códigos de autorregulação e devem emitir deliberações e pareceres de orientação em relação aos procedimentos e possíveis irregularidades no atendimento a esses códigos. Para garantir a independência nas decisões, são formados por pessoas nomeadas pela Diretoria e por profissionais de outras entidades do mercado.
Temos seis comissões e seis conselhos de supervisão sobre os temas:
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