03
Governança Corporativa
05
Desempenho do Ano
Engajamento
GRI 2-23, 2-29
IFRS 1 - Sustainability-related risks and opportunities, Strategy, Strategy and decision-making


Manter uma comunicação clara, contínua e transparente nas nossas interações com os diversos públicos é um propósito que ganha força a cada ano. Entre os públicos que temos mais interação estão associados, colaboradores, fornecedores, mídia e a sociedade em geral.

Começamos o ano com apresentação dos temas estratégicos que orientam nossas iniciativas ao longo de 2023-2024. Esse planejamento foi batizado de ANBIMA em Ação e reúne um conjunto de prioridades da Associação para o biênio.

Trata-se de um trabalho que iniciado meses antes com a contratação de uma consultoria que nos ajudou a conduzir uma ampla consulta aos stakeholders para conhecer a percepção deles sobre o trabalho da ANBIMA e identificar assuntos prioritários que não poderiam faltar na nossa pauta. As demandas e sugestões recebidas ao longo da consulta foram organizadas em três agendas: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.

Para facilitar o acompanhamento das atividades da Associação, lançamos um portal que reúne notícias e dados sobre o andamento das principais iniciativas. Os associados também passam a receber uma newsletter trimestral e exclusiva sobre o Anbima em Ação, com detalhes sobre cada uma das atividades.

Associados

GRI 2-6, IFRS 1 - Core Content, Business model and value chain

Encerramos 2023 com 304 instituições associadas, um aumento na comparação com o ano anterior. Já o número de instituições que seguem nossos códigos de melhores práticas saltou de 1.287 para 1.394 ao longo do ano passado. A maior parte das instituições é aderente aos códigos de Certificação e Administração e Gestão de Recursos de Terceiros.

18Novos associados
15São asset
18Instituições com melhores práticas

A ANBIMA tem a capacidade de reunir diferentes instituições que, na sua diversidade, reproduzem a pluralidade do mercado brasileiro.

Perfil do Associado



Essas instituições estão presentes no Distrito federal e em 16 estados brasileiros, nas cinco regiões do país.

  • 2 Pará
  • 1 Sergipe
  • 2 Bahia
  • 1 Ceará
  • 2 Santa Catarina
  • 5 Rio Grande do Sul
  • 3 Paraná
  • 8 Minas Gerais
  • 50 Rio de Janeiro
  • 1 Espirito Santo
  • 224 São Paulo
  • 4 Distrito Federal
  • 1 Goiás
304 associados

Comunicação

GRI 2-16

Em 2023, intensificamos o uso de canais digitais para comunicação com associados, parceiros e instituições que seguem voluntariamente nossos códigos de boas práticas. Também reforçamos as visitas, eventos e reuniões presenciais.

Para levar todo tipo de conteúdo aos nossos associados e parceiros, garantimos a utilização de diferentes ferramentas e canais de comunicação de forma estratégica. Realizamos uma revisão dos processos e otimizamos as publicações, levando em conta o direcionamento das mensagens ao público-alvo de cada rede. A mudança provocou uma queda de número de postagens na maioria dos canais, em contrapartida, aumentou o engajamento, inclusive com aumento no número de seguidores nas redes sociais.

287mensagens enviadas pelo WhatsApp
331notícias Portal Anbima
491LinkedIn526,7 mil seguidores (+ 20,6)
380posts Instagram 185 mil seguidores (+ 12,1)
461 posts X/Twitter10,6 mil seguidores (+ 20,6)
199Reuniõesde visitas a associados, filiação e prospecção (+52% sobre 2022)

Think Tank

GRI 2-23, 2-29
IFRS 1 - Sustainability-related risks and opportunities, Strategy, Strategy and decision-making

Depois do sucesso do Anbima Day, um evento exclusivo e sob medida que leva a Associação para dentro da casa das instituições associadas desde 2022, implantamos o Think Tank Anbima de Comunicação e Marketing, um espaço para reunir profissionais que têm nas mãos a tomada de decisão na hora de se comunicar com o investidor.

Como promotores de melhores práticas de comunicação nos mercados financeiro e de capitais entendemos a necessidade de fomentar o debate de soluções e tendências para essa área que ganha cada vez mais relevância dentro das instituições. Por isso, abrimos nossas portas com o objetivo de estimular a trocar ideias e oportunidades de negócios.

Durante os encontros mensais, os membros identificam assuntos que nos levarão a atuar, como Associação, em prol do desenvolvimento do ecossistema de investimentos para melhorar o ambiente negocial e facilitar a conexão de pessoas.

+300pessoas convidadas, profissionais ligados às instituições associadas
+15%demonstraram interesse em participar
10reuiniões
2grupos de trabalho: Influenciadores digitais e Regras de publicidade
predios

Vamos conhecer os associados?

GRI 2-29
IFRS 1 - Sustainability-related risks and opportunities

Confira abaixo a lista completa de instituições que fazem parte da anbima:

Profissionais de mercado

GRI 2-29
IFRS 1 - Sustainability-related risks and opportunities

Em 2023, nosso programa de certificação ultrapassou a marca de 1 milhão de profissionais. Destes, 512 mil mantém suas certificações válidas. Ao mesmo tempo, consolidamos a novas certificações para as atividades de gestão de recursos e reforçamos nossas iniciativas voltadas aos profissionais de mercado, que são importantes multiplicadores de informações e de boas práticas.

Saiba mais em iniciativas

Investidores

GRI 2-29
IFRS 1 - Sustainability-related risks and opportunities

O nosso foco é na pessoa que investe, especialmente quando o assunto é educação, afinal é ele que garante a sustentabilidade dos negócios em nosso ecossistema. Por isso, produzimos e disseminamos conteúdo educativo, pois acreditamos que o investidor consciente faz melhores escolhas de investimentos.

Para uma atuação mais efetiva, buscamos aprofundar o conhecimento sobre o comportamento e a motivação dos brasileiros e brasileiras quando os temas são a gestão do dinheiro, a economia de recursos e os investimentos financeiros. Um dos instrumentos que temos usado para isso são as pesquisas, que nos ajudam a compreender essa relação e o que impacta a tomada de decisão quando o assunto é investimento.

Saiba mais em iniciativas

Relacionamento Institucional

GRI 2-29
IFRS 1 - Sustainability-related risks and opportunities

Mantivemos ampla rede de relacionamentos com diferentes instituições públicas e privadas, com as quais interagimos em diferentes circunstâncias ou projetos no Brasil e no exterior.

Foi realizada uma série de encontros na Associação e levamos representantes aos principais eventos pelo mundo, como a 36ª da ICSA – Conferência Internacional do Conselho Internacional das Associações de Mercados de Capitais e a reunião anual da Iosco – Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários.

Logo nos primeiros meses de 2023, foi estabelecida uma agenda com novos integrantes do Poder Executivo para avançar com a discussão de pautas em prol do desenvolvimento econômico do país. Em maio, um grupo de parlamentares foi recebido em nosso escritório de São Paulo para conhecer temas de interesse e pautas que têm conexão direta com o Congresso.


Como o diálogo é um caminho de mão dupla, os deputados e senadores também nos trouxeram suas preocupações e questionamentos sobre como o mercado de capitais pode contribuir para o desenvolvimento social do Brasil. O encontro foi viabilizado em parceria com a CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras).

Veja mais relacionamentos institucionais
  • Banco Central
  • BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)
  • CVM (Comissão de Valores Mobiliário)
  • B3
  • Febraban (Federação Brasileira de Bancos)

Saiba mais em iniciativas

Além disso, mantemos estreita troca de informações e interações com os seguintes órgãos da administração pública:

  • Receita Federal
  • Tesouro Nacional
  • Ministério da Economia
  • Ministério da Infraestrutura
  • Ministério de Minas e Energia
  • Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar)
  • Susep (Superintendência de Seguros Privados)
Estudo sobre impactos do mercado de capitais GRI 2-24, 2-29
IFRS 1 - Sustainability-related risks and opportunities

Ainda no primeiro trimestre, foi encaminhado ao governo um estudo destacando a importância do mercado de capitais no crescimento da economia e no desenvolvimento do Brasil. O documento apresenta a evolução do mercado, o impacto para a economia e enfatiza o potencial que os instrumentos de dívida corporativa têm para crescer ainda mais, especialmente para viabilizar operações de financiamento de longo prazo. A iniciativa integra a Agenda de Desenvolvimento de Mercado do ANBIMA em Ação.

O paper mostra que as captações do mercado de capitais cresceram na medida que diminuiu a dependência das empresas em relação a recursos públicos, especialmente via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Basta ver que as captações no mercado de capitais equivalem hoje a quase 50% do volume colocado em títulos públicos pelo Tesouro Nacional. Há seis anos, o percentual não ultrapassava 18%.

Baixe o estudo na íntegra

Agronegócios

Para fortalecer o papel do mercado de capitais no desenvolvimento do setor agropecuário, firmamos uma parceria com o IBDA (Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio), o IPA (Instituto Pensar Agro) e a CVM. O acordo prevê ações conjuntas para ampliar o conhecimento e o acesso a informações sobre o segmento, incluindo os instrumentos privados usados no financiamento do setor, com foco nos empresários, nos pequenos e médios produtores rurais, nas cooperativas agrícolas e nos investidores.

Entre essas iniciativas estão eventos, como seminários e fóruns, e a elaboração de estudos e pesquisas para a produção de conteúdo educacional. Em 2023, o Encontro AgroCapitais passou por Sinop (MT), Ribeirão Preto (SP), Chapecó (SC) e São Paulo (SP).

A Associação também marca presença na agenda de reformas financeiras 2023/2024 do Governo Federal conduzindo as discussões de 7 das 17 propostas prioritárias desta agenda. Levamos contribuições para o aprimoramento do mercado de capitais, como a simplificação na emissão de debêntures e o novo marco legal das garantias, fruto de discussões na antiga IMK (Iniciativa de Mercado de Capitais), renomeada como Agenda de Reformas Financeiras - Ciclo 2023 – 2024.

Saiba mais em Iniciativas | Mercado de Capitais

Mídia e imprensa

GRI 2-29
IFRS 1 - Sustainability-related risks and opportunities

Cultivamos um importante canal de interlocução com a imprensa, que nos ajuda a levar a associados, governo e sociedade em geral nossas principais iniciativas, além de dar visibilidade aos dados e informações dos mercados que representamos.

Em 2023, superamos nosso próprio recorde de citações na imprensa. Mais de 3,2 mil reportagens mencionaram Associação, o que significa que a ANBIMA esteve em 1/3 do noticiário financeiro.

A análise da exposição na imprensa por assunto mostra um relativo equilíbrio entre os principais temas que norteiam nossa presença no noticiário. A liderança cabe a fundos de investimento, responsável por quase 32% da nossa participação na imprensa.

Outros assuntos que trazem o nome da anbima com frequência:

Distribuição

19%

Educação Financeira

16%

Mercado de Capitais:

16%

Índices Anbima:

8%

Cadeia de fornecedores

GRI 2-6, 2-29
IFRS 1 - Sustainability-related risks and opportunities

Mantemos nosso processo de qualificação da cadeia de suprimentos, dando continuidade ao trabalho iniciado em 2021 quando selecionamos fornecedores que atendem aos critérios de qualidade e práticas de compliance. Assim, com uma base ainda mais enxuta, é possível ter mais eficiência nos processos de compras e diminuir os riscos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Dessa forma, encerramos 2023 com 1.732 fornecedores ativos no cadastrado e habilitados a nos atender de acordo com as melhores práticas de mercado e em conformidade com nossa Política de Contratação de Terceiros, 52,87% a mais que os 1.133 fornecedores ativos nossa base de 2022.

Evolução da cadeia de fornecedores cadastrados e habilitados de acordo com as melhores práticas.


Base total fornecedores (ativos e inativos)

14.063dezembro/2022
14.667dezembro/2023