Governança Corporativa

GRI 2-9

Assembleia Geral

As decisões dos associados são a base para a nossa governança corporativa. A assembleia geral é o órgão máximo de decisão. Nela, cada instituição tem direito a um voto – uma forma de garantir que todos tenham a mesma representatividade, sem que isso dependa do porte ou do segmento da empresa. GRI 2-15

O membro votante de cada assembleia não possui mandato, é um representante da instituição, indicado e substituído por ela sem prazo definido. As votações acontecem anualmente na assembleia geral ordinária, realizada no primeiro quadrimestre do ano, e sempre que necessário em assembleia extraordinária. GRI 2-10

Atividades da Assembleia Geral

É a assembleia que toma as decisões mais estratégicas da Associação, que incluem: GRI 2-12

Escolher, a cada dois anos, o grupo que integrará a Diretoria e o Conselho Fiscal. Em 2022, nos elegemos uma nova diretoria em votação de chapa única.

Escolher, a cada quatro anos, o grupo que integrará o Conselho de Ética, com renovação de 1/3 dos membros a cada dois anos.

Deliberar sobre a criação ou as mudanças nos códigos de autorregulação.

Deliberar sobre as contas da Associação.

Diretoria

A Diretoria não desempenha atividades executivas na Associação. São profissionais que ocupam o cargo de forma voluntária, escolhidos em eleições a cada dois anos, como ocorreu em abril 2022. O grupo reflete a pluralidade dos diferentes tamanhos e segmentos das instituições que representamos. GRI 102-35

Formada por 22 membros: um presidente, oito vice-presidentes e até 14 diretores, que são eleitos a cada dois anos. Os membros se reúnem pelo menos uma vez por mês e pode haver reuniões extraordinárias convocadas pelo presidente ou a maioria dos participantes. GRI 102-25

22

Membros

Atividades da Diretoria

As principais responsabilidades da Diretoria são:

Dirigir e administrar a Associação.
Fazer cumprir o estatuto social, suas normas e seus procedimentos.
Fazer cumprir as decisões da Assembleia Geral.
Definir a agenda estratégica, indicando e aprovando as iniciativas prioritárias para o ano seguinte.

Diretoria em Dez/2022

 Em 2022, elegemos uma nova diretoria em votação de chapa única:

Presidente

Carlos André

Presidente

1/22

Vice-Presidente

Aroldo Medeiros

Vice-Presidente

2/22

Vice-Presidente

Carlos Takahashi

Vice-Presidente

3/22

Vice-Presidente

Eric Altafim

Vice-Presidente

4/22

Vice-Presidente

José Eduardo Laloni

Vice-Presidente

5/22

Vice-Presidente

Luiz Sorge

Vice-Presidente

6/22

Vice-Presidente

Pedro Rudge

Vice-Presidente

7/22

Vice-Presidente

Roberto Paris

Vice-Presidente

8/22

Vice-Presidente

Sergio Cutolo

Vice-Presidente

9/22

Diretor

Adriano Koelle

Diretor

10/22

Diretor

Eduardo Azevedo

Diretor

11/22

Diretora

Fernanda Camargo

Diretora

12/22

Diretor

Fernando Miranda

Diretor

13/22

Diretor

Fernando Rabello

Diretor

14/22

Diretor

Fernando Vallada

Diretor

15/22

Diretor

Giuliano De Marchi

Diretor

16/22

Diretor

Gustavo Pires

Diretor

17/22

Diretora

Julya Wellisch

Diretora

18/22

Diretor

Rafael Morais

Diretor

19/22

Diretor

Roberto Paolino

Diretor

20/22

Diretor

Rodrigo Azevedo

Diretor

21/22

Diretor

Teodoro Lima

Diretor

22/22

Conselho Fiscal

Formado por três membros efetivos, o Conselho Fiscal é eleito pela Assembleia Geral.

Dentre suas principias responsabilidades estão: examinar as contas encaminhadas pela Diretoria; aprovar o parecer da auditoria externa sobre as contas; apresentar as contas para deliberação em Assembleia Geral.

3

Membros

Conheça o Conselho Fiscal em exercício no final de 2022:

Conselheira

Ana Carolina Silva

Conselheira

1/3

Conselheiro

Arnaldo Alves dos Santos

Conselheiro

2/3

Conselheiro

Fabio Fujino Rey

Conselheiro

3/3

Conselho de Ética

GRI 2-24, 2-25, 2-26

É composto por até nove membros – sendo quatro independentes, ou seja, não vinculados a instituições associadas. Todos os membros, entre eles um presidente e um vice-presidente, são indicados pela Diretoria e eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de quatro anos. É permitida a reeleição e a cada dois anos um terço dos membros deve ser renovado. Os membros não recebem remuneração pelo exercício de suas funções, dentre as quais constam:

Principais atribuições:

Analisar os pedidos de filiação e adesão (foram aprovados 20 pedidos em 2022)
Interpretar e aplicar os princípios e normas do Código de Ética;
Instaurar e analisar processos;
Propor à Diretoria, quando for o caso, a aplicação de penalidades aos associados que infringirem as normas estabelecidas no Código de Ética.

O conselho de Ética em exercício no final de 2022 tinha a seguinte formação:

Valdecyr Maciel Gomes

Presidente

1/9

Luiz Chrysostomo

Vice-presidente

2/9

Carlos Ambrósio

Conselheiro

3/9

Denise Pavarina

Conselheira

4/9

Luiz Augusto Candiota

Conselheiro

5/9

Marcelo Giufrida

Conselheiro

6/9

Otávio Yazbek

Conselheiro

7/9

Renato Oliva

Conselheiro

8/9

Robert van Dijk

Conselheiro

9/9

Códigos de Conduta

GRI 2-16, 2-23, 2-24, 2-26

Código de Ética ANBIMA

O documento, que trata de temas como concorrência leal, utilização de informações privilegiadas e risco de capacidade de liquidação física ou financeira, é obrigatório a todas as instituições que seguem os nossos códigos de autorregulação, sejam associados ou aderentes. Com 17 páginas, as normas do Código de Ética estabelecem padrões de conduta, com aspectos relacionados a boa-fé, probidade, transparência, responsabilidade e lealdade, visando o aprimoramento e a valorização dos mercados financeiro e de capitais, incluindo entre outros princípios éticos, orientar as atividades das instituições que seguem nossos códigos de melhores práticas, visando o interesse de clientes e investidores. Conheça aqui.

Código de Ética e Conduta Profissional

Demos continuidade ao Programa de Integridade lançado em 2021, oferecendo atividades de capacitação para os colaboradores. Também aprimoramos as nossas políticas internas de compliance e iniciamos campanhas de conscientização sobre segurança da informação e tratamento de dados. A pauta de PLD/FTP foi outro destaque do ano, com a publicação de um novo guia de melhores práticas e a realização de debates sobre o tema.


Ética e integridade

Em 2022, revisamos o nosso Código de Ética e Conduta Profissional, para reforçar temas relevantes para a ANBIMA, como sustentabilidade, diversidade e inclusão. O documento destinado aos funcionários, aborda políticas corporativas, segurança da informação e investimentos pessoais, citando o uso indevido de informações privilegiadas e conflitos de interesse, entre outros. O código exige atuação íntegra, justa, legal e transparente, e os funcionários assinam um termo para atestar que estão de acordo com o documento no momento da contratação.

Em 2022, tivemos a renovação da nossa política de apuração de relatos e estabeleceu cuidados e responsabilidades necessários em casos envolvendo informações privilegiadas e conflitos de interesse. Além disso, criamos um canal de comunicação exclusivo para encaminhamento de relatos e um Comitê de Ética para apurar as informações. Os materiais relativos a essa pauta ganharam uma nova página em nosso portal, chamada Ética e integridade, acessível a todo o público.

Segurança da Informação e LGPD

Segurança da Informação ganhou força em 2022, com a implementação de um extenso programa de conscientização e estabelecimento de uma meta corporativa para todos os colaboradores. Realizamos pentests (testes de intrusão) em nossos principais sistemas e testes periódicos de phishing com os colaboradores, além de uma extensa pesquisa de maturidade.

Em relação à LGPD, atualizamos o mapeamento de dados pessoais e dados sensíveis, em conformidade com a lei, e realizamos reuniões trimestrais internas para discutir o tema.

Treinamentos

GRI 205-2

Uma série de treinamentos e atividades foram realizados com colaboradores para promover a conscientização sobre ética, segurança da informação e LGPD. Novos funcionários passaram a ter contato com os treinamentos ainda na fase de onboarding, de forma a conscientizá-los sobre a importância do tema.

A plataforma Be Compliance, adotada em 2020 para o nosso Programa de Integridade, continuou a ser utilizada para centralizar documentos, reportes, políticas e treinamentos voltados para colaboradores. Em formato EAD, sete treinamentos obrigatórios estão disponíveis na plataforma: Código de ética; Conceito básico de Compliance; LGPD – Conceito básico de proteção de dados; Risco de Terceiros; Combate ao assédio moral e assédio sexual; e Anticorrupção e Cortesias.

Para oferecer conteúdo sobre segurança da informação, ampliamos o uso da plataforma KnowBe4. Uma nova temporada da série The Inside Man foi disponibilizada e os colaboradores realizaram treinamentos sobre LGPD, uso adequado de dispositivos móveis, segurança física do ambiente de trabalho e ciberataques como phishing e ransomware.

Comitê Executivo

Grupo multidisciplinar formado pelas principais lideranças da equipe interna, que ajuda na tomada de decisões executivas. São 10 membros, cinco homens e cinco mulheres. GRI 405-1

10

Membros

Zeca Doherty

Superintendente-geral

1/10

Francisco Vidinha

Superintendente do Selic

2/10

Guilherme Benaderet

Superintendente de Supervisão de Mercados

3/10

Lina Yajima

Superintendente de Inteligência de Dados, Operações e Tecnologia

4/10

Marcelo Billi

Superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação

5/10

Tatiana Itikawa

Superintendente de Representação de Mercados

6/10

Amanda Brum

Gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamento com Associados

7/10

Eliana Marino

Gerente de Gente, Saúde e D&I

8/10

Soraya Alves

Gerente da Assessoria Jurídica e Compliance

9/10

Thiago Baptista

Gerente de Controladoria e Administração

10/10

Organismos de representação e de supervisão

GRI 2-12

Para defender os interesses dos associados, debatemos temas que contribuem para o fortalecimento do mercado em fóruns, comissões e grupos consultivos.

Eles são formados por profissionais de mercado, que participam voluntariamente desses organismos. As discussões sobre melhorias na regulação são encaminhadas à Diretoria, podem ser avaliadas em audiências públicas e são enviadas aos reguladores.

Entenda a formação dos grupos:

São seis fóruns de representação, relacionados às atividades do mercado e que contam com o apoio de comissões temáticas – criadas de acordo com as necessidades de cada fórum e demandas do plano de ação.

Temos também dois fóruns de apoio para tratar de temas jurídicos e tributários.

Os grupos consultivos se dividem em permanentes, que dão suporte aos produtos e serviços que oferecemos, e emergentes, que discutem temas essenciais para o desenvolvimento do mercado e podem passar por todos os fóruns, mas não estão incorporados à pauta específica de nenhum deles.

Fóruns de Representação

Fórum de Distribuição

  • Comissão de Autorregulação
  • Comissão de Institucionais
  • Comissão de Private
  • Comissão de Varejo

FÓRUM DE ESTRUTURAÇÃO DE MERCADO DE CAPITAIS

  • Comissão de Autorregulação
  • Comissão de Renda Fixa
  • Comissão de Renda Variável
  • Comissão de Securitização

FÓRUM DE GESTÃO DE FUNDOS ESTRUTURADOS

  • Comissão de Autorregulação (Administração de Recursos de Terceiros)
  • Comissão de Direitos Creditórios
  • Comissão de Imobiliário
  • Comissão de Participações

FÓRUM DE GESTÃO DE FUNDOS MÚTUOS (555)

  • Comissão de Autorregulação (Administração de Recursos de Terceiros)
  • Comissão de Gestão de Carteiras
  • Comissão de Gestão de Patrimônio
  • Comissão de Gestão de Riscos
  • Comissão de Data Analytics

FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO

  • Comissão de Autorregulação
  • Comissão de Operacional Selic
  • Comissão de Produtos de Tesouraria

FÓRUM DE SERVIÇOS FIDUCIÁRIOS

  • Comissão de Autorregulação
  • Comissão de Administração e Custódia
  • Comissão de Autorregulação (Serviços Fiduciários)
  • Comissão de Escrituração e Custódia
  • Comissão de Representação dos Investidor não Residentes

Fóruns de Representação

Fórum Jurídico

  • Comissão de PLDFT

Fórum Tributário

Grupos consultivos

Permanentes

  • Educação
  • Macroeconômico
  • Precificação

Emergentes

  • Cibersegurança
  • Inovação
  • Sustentabilidade

Grupos de supervisão

Comissões de acompanhamento

São grupos que orientam a atuação da equipe interna de supervisão de mercados. Formados por representantes dos associados, eles analisam e aprovam os relatórios elaborados pela área. Também devem encaminhar, aos conselhos de regulação e melhores práticas, a análise técnica das investigações sobre instituições que descumpriram as exigências dos códigos de autorregulação.

Conselhos de regulação e melhores práticas

São responsáveis por instaurar e julgar processos envolvendo as instituições que seguem os nossos códigos de autorregulação e devem emitir deliberações e pareceres de orientação em relação aos procedimentos e possíveis irregularidades no atendimento a esses códigos. Para garantir a independência nas decisões, são formados por pessoas nomeadas pela Diretoria e por profissionais de outras entidades do mercado.

Temos seis comissões e seis conselhos de supervisão sobre os temas:

  • Distribuição de Produtos de Investimentos
  • Administração de Recursos de Terceiros
  • Certificação
  • Ofertas Públicas
  • Negociação de Instrumentos Financeiros
  • Serviços Qualificados