PREÇOS E ÍNDICES
GRI 203-2
Nossa família de índices de referência para o mercado de renda fixa ganhou um novo membro em 2022: o IDA LIQ (Índice de Debêntures ANBIMA Liquidez), que acompanha uma carteira teórica das debêntures que cumprem requisitos de liquidez, ou seja, os papéis com o maior número de negociações no mercado secundário.
Além do IDA LIQ–Geral, que reflete o desempenho da totalidade da carteira, foram criados outros três subíndices: IDA LIQ–DI, formado pelos papéis remunerados pela taxa DI; IDA LIQ–IPCA, composto pelos títulos indexados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo); e IDA LIQ–IPCA Infraestrutura, que representa as debêntures indexadas ao IPCA e incentivadas pela Lei 12.431. Assim como os demais índices, as informações diárias do IDA LIQ podem ser consultadas gratuitamente no nosso site e no ANBIMA Data.
ANBIMA Data
O ANBIMA Data ficou ainda mais completo em 2022, agregando mais transparência aos dados do mercado: além das informações sobre fundos de investimento, debêntures, CRIs e CRAs, que já constavam na ferramenta, foram incluídos dados de preços índices para consulta gratuita de profissionais do mercado e investidores.
Em linha à nova norma de marcação a mercado, em vigor a partir de 2023, o ANBIMA Data também ganhou uma sessão especial dedicada ao tema. Para auxiliar na adequação à regra, recomendamos às instituições a utilização dos nossos dados, tanto pelo ANBIMA Data, quanto pelo ANBIMA Feed, cujo acesso é gratuito aos nossos associados.
Destaques da precificação:
875
Séries de debêntures e 110 certificados de recebíveis precificados diariamente
+43%
Sobre o número de ativos acompanhados em 2021
Nova regra de marcação a mercado de títulos de renda fixa
O ano de 2022 foi o de adaptação das instituições financeiras à regra de marcação a mercado dos títulos de renda fixa, que entrou em vigor em janeiro de 2023. Para contribuir com esse processo, nos posicionamos ativamente com a produção de materiais de apoio, incluindo uma página especial no ANBIMA Data com informações sobre a regra, a construção de um curso sobre marcação a mercado e uma campanha de comunicação com divulgação de conteúdo educativo sobre a norma em nossos canais.
Para esclarecer dúvidas:
2
Reuniões de trabalho com o mercado
1
Documento de perguntas e respostas com mais de 70 itens
50
Reportagens sobre o tema na imprensa brasileira