Participe de projeto piloto para registro de carteiras administradas
Regras começam a valer em setembro, mas as instituições podem testar a ferramenta de envio antes, sem estarem submetidas à supervisãoAs instituições que fazem a gestão de carteiras administradas podem participar de projeto piloto para registro das carteiras antes da vigência das regras.
A partir de setembro, os gestores (ou profissionais designados por eles) deverão enviar os dados mensalmente, sempre entre o 1º e o 10º dia útil do mês. As informações serão referentes a dois meses antes (no caso de setembro, a data base será julho) e deverão ser encaminhadas pelo ANBIMA Input, nosso novo sistema de recebimento de informações de carteiras administradas.
Entre os dados que devem ser reportados estão: público-alvo da carteira, segmento do investidor, data do primeiro aporte, status (carteira ativa, inativa ou encerrada), modelo (estratégia padronizada ou customizada), perfis de risco da carteira e do investidor, valor da taxa de gestão, taxa de performance, rentabilidade.
A participação no projeto piloto é uma forma das instituições avaliarem o sistema e os impactos dos novos procedimentos em suas rotinas. As informações que as casas reportarem nos testes não serão utilizadas para fins de supervisão. Para participar, basta enviar um e-mail para piloto.carteiras@anbima.com.br.