Novas regras e procedimentos de certificação são publicadas e passam a valer em 2 de janeiro
Nesta semana, publicamos as novas Regras e Procedimentos de Certificação, que, como divulgado anteriormente, passam a valer em 2 de janeiro. O documento consolida exigências da autorregulação para as instituições que seguem nossos Códigos de Distribuição e de Administração e Gestão de Recursos contratarem e manterem profissionais.
A maior parte das regras, como as certificações exigidas para cada tipo de profissional e os princípios que as instituições devem seguir, já faziam parte do Código de Certificação. Como ele foi descontinuado, as exigências para as instituições passaram para o novo documento.
O que muda?
Uma das novidades é a obrigatoriedade de a instituição ter – ou contratar – um profissional substituto para casos em que a pessoa atuante na gestão de recursos estiver indisponível. Ambos os profissionais devem possuir certificações relativas à função.
Orientações para profissionais
Para os profissionais que possuem ou queiram se candidatar às certificações ANBIMA, consolidamos as orientações técnicas, antes previstas no Código de Certificação, em outro documento.
Essas mudanças não estão relacionadas às novas certificações de Distribuição, que entram em vigor em janeiro de 2026.