Inteligência artificial e robotização são destaques da agenda institucional
O ano será pautado pela robotização e por iniciativas que envolvem a utilização de inteligência artificial.
Entre as prioridades da agenda institucional, que trata dos assuntos operacionais da Associação, o avanço da utilização de robôs e tecnologias de trabalho automatizado serão destaque da atividade de supervisão. Chamada de Supervisão do Futuro, as iniciativas buscam aumentar a eficiência operacional e avaliar novas metodologias e tecnologias ágeis para trazer maior segurança aos associados e aderentes nossos códigos de boas práticas.
Do lado da certificação e educação o destaque fica por conta do desenvolvimento da plataforma ANBIMA Edu, com o objetivo de fortalecer a educação continuada dentro do nosso processo educacional e de certificação
Como o mercado está evoluindo muito rápido, existe uma necessidade cada vez maior de reciclagem para assimilar novos conceitos e formas de se relacionar com os clientes, seja com novos produtos, serviços ou atendimento.
“Vamos construir uma nova plataforma de educação continuada e certificação, que facilitará o acesso aos nossos cursos e mudará a forma como as pessoas se certificam”, diz Zeca Doherty, nosso superintendente-geral.
+ Lançada nova plataforma educacional
Em 2022, outra prioridade da área de certificação e educação será a avaliação de apoio e parcerias com projetos educacionais e trazer o máximo de novidades aos associados.
Paralelamente, o Cadastro ANBIMA ganhará novas funcionalidades com a inclusão de itens relacionados a ética, conduta e experiência nos processos de certificação. Hoje, o Cadastro ANBIMA é o maior banco de dados gratuito, com informações e o histórico de atuação de mais de mil empresas de investimento, desenvolvido para identificar as instituições comprometidas com a ética e as melhores práticas do mercado.
Desde a sua concepção, a ferramenta busca ser uma aliada no combate às fraudes financeiras ao auxiliar os investidores na tomada de decisão na hora de escolher onde colocar seu dinheiro, explica Carlos Ambrósio, nosso presidente.
+ Banco de dados de instituições é ferramenta de pesquisa para investidores e mercado
O Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), fruto de uma parceria bem-sucedida entre nós e o Banco Central, que em outubro de 2021 completou 42 anos, também terá novidades: planejamos desenvolver uma nova plataforma para divulgação de informações, batizada de Selic Conecta.
A primeira fase da plataforma de integração de dados entre o Selic e os participantes do mercado (via API, como do ANBIMA Feed) deve ficar pronta no quarto trimestre deste ano e vai viabilizar a entrega de conteúdos acessíveis aos profissionais. A iniciativa surgiu a partir de insights dos próprios associados, que buscavam dados de fácil acesso, pontuais e específicos.
O sistema vai rodar dentro da RTM – Rede de Telecomunicações do Mercado, mas será aberto e gratuito aos participantes do Selic. Trata-se de mais um serviço dentro do convênio com o Banco Central para operacionalização do Selic. “O próprio participante vai selecionar os tipos de informações que ele deseja”, explica Zeca Doherty.
Dentro de precificação, trabalharemos na evolução do modelo com a revisão das metodologias utilizadas, melhorias operacionais e avaliação de ativos abarcados (aumentar número de ativos precificados pela ANBIMA).
+ Veja outras prioridades da Associação em 2022