Novo grupo consultivo fortalece as relações governamentais da ANBIMA
Primeira reunião trata de temas prioritários para 2025, incluindo reformas tributárias e regulamentação de ativos virtuaisCriamos um grupo para organizar e otimizar nossas conversas sobre assuntos que tramitam no Congresso Nacional. Inicialmente, sete instituições associadas compõem o Grupo Consultivo de Relações Governamentais, além da CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras) e da ANBIMA. A primeira reunião, que ocorreu em março, estabeleceu diretrizes de funcionamento do grupo e definiu os temas prioritários para 2025.
O objetivo é estruturar nossas estratégias para articulações com o Legislativo. “Estamos aprimorando nossa atuação nessa frente para garantir posicionamentos estratégicos alinhados e transparentes, fortalecendo o papel da ANBIMA nas interlocuções de temas de interesse do mercado” comenta Zeca Doherty, nosso diretor-executivo.
As reuniões do novo grupo acontecerão a cada 20 dias. Entre os principais temas do ano estão as reformas tributárias, as leis para ativos virtuais, a regulamentação do mercado de carbono e o comitê de taxonomia sustentável.
Nada muda em relação às discussões técnicas dos assuntos, que continuarão acontecendo nos grupos e fóruns específicos. “Cada vez mais, temas de interesse dos nossos associados são objetos de projetos de lei ou de medidas provisórias. Além da discussão técnica, uma condução ágil, organizada e alinhada nos ajudará a ter maior efetividade no endereçamento desses temas junto ao Legislativo, auxiliando no aprimoramento de leis que fomentem o mercado e protejam o investidor” explica Soraya Alves, nossa superintendente de Jurídico, Compliance e Credenciamento.
Segundo Leonardo Barbosa, diretor da CNF, a iniciativa favorece a celeridade do endereçamento das interlocuções, que é intermediada pela confederação. “Há anos, a CNF apoia a ANBIMA na condução dos temas junto ao Congresso Nacional. O comitê será um grande aliado para agilizar os processos, fortalecendo a atuação da CNF e construindo um relacionamento mais próximo da ANBIMA com o Legislativo”.
A iniciativa integra a agenda de representatividade do ANBIMA em Ação, conjunto de ações prioritárias para o biênio 2025-26.
Conheça o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, novos players, reguladores e lideranças da ANBIMA que resultou em uma agenda apoiada em três pilares: representatividade, inteligência de dados e redução do custo de observância. Além das iniciativas sob estes três pilares indicados na consulta, o ANBIMA em Ação 2025-2026 inclui temas que já estão em andamento, seja porque são estratégicos para o mercado ou para o futuro da Associação: sustentabilidade, investimento internacional, finanças digitais, inteligência artificial e educação. Confira cada uma aqui.