Cibersegurança: participe da 10ª edição da pesquisa internacional da Iosco
Questionário é dedicado às gestoras de recursos e busca mapear maturidade dos mercadosAs gestoras de recursos podem participar da 10ª Pesquisa Internacional de Segurança Cibernética na Gestão de Recursos, organizadas pelo AMCC (Comitê Consultivo dos Membros Afiliados) da Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários). O questionário será enviado a partir desta sexta-feira, 30, tanto para instituições associadas quanto para aderentes aos nossos códigos.
As respostas são anônimas. O estudo é realizado anualmente em diversos países com base em levantamentos da ICI (Investment Company Institute) para avaliar a maturidade das práticas de segurança de instituições financeiras. Historicamente, o Brasil é um dos países com maior representatividade no levantamento – no ano passado, fomos responsáveis por 37% das respostas enviadas ao questionário e, em 2022, a porcentagem foi de 25%.
São 202 questões que tratam de diversos tópicos, entre eles autenticação, políticas, terceirização, segurança em nuvem e outros assuntos cruciais.
Quando a Iosco compartilhar o resultado, construiremos um relatório personalizado que fornecerá um benchmark global e possibilitará às instituições se compararem às empresas brasileiras e ao mundo. O objetivo é ajudar o mercado no processo de tomada de decisão quando o assunto é cibersegurança e incentivar o aprimoramento das políticas de segurança cibernética.
A pesquisa pode ser respondida até 11 de outubro. Para auxiliar as instituições, elaboramos um manual para o preenchimento da pesquisa (disponível aqui).
A ANBIMA, como membro do AMCC, apoia a distribuição da pesquisa para as instituições brasileiras, orientando os participantes. Por isso, em caso de dúvidas, é possível entrar em contato conosco pelo e-mail distribuicao@anbima.com.br. Não temos acessos às respostas individualmente, pois elas são anônimas e enviadas diretamente para a Iosco.
Sobre o AMCC
O Comitê Consultivo de Membros Afiliados da Iosco é formato por autorreguladores, infraestruturas de mercado e associações. A ANBIMA presidiu o grupo por três mandatos consecutivos, entre 2012 e 2018. O tema da segurança cibernética está na pauta do AMCC com o objetivo de determinar os padrões adotados pela indústria de fundos em diferentes jurisdições.