ANBIMA adere ao Pacto de Promoção da Equidade Racial
Associação firma mais um compromisso para um mercado de capitais diverso e equânimeAssinamos na segunda-feira, dia 11 de novembro, nossa adesão ao Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que atua para diminuir a desigualdade racial nas empresas brasileiras. A iniciativa marca o compromisso da Associação em seguir um protocolo ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança) específico para questões raciais criado pelo Pacto, com foco em implementar ações no ambiente interno que contribuam para a transformação da realidade social.
“Como representantes do mercado de capitais, temos um papel crucial e desafiador na construção de uma sociedade mais justa e representativa", analisa Eliana Marino, superintendente de Gente, Saúde e Diversidade e Inclusão da ANBIMA. "É mais um passo dentro da nossa jornada de diversidade, que inclui uma série de ações de conscientização, grupos de afinidades sobre questões identitárias e uma meta corporativa de equidade de raça em toda a estrutura interna de funcionários, mantendo a equidade de gênero".
Eliana Marino (foto), superintendente da ANBIMA, foi uma das representantes da Associação na adesão ao Pacto de Promoção da Equidade Racial
A adesão ao Pacto inclui medir o IEER (Índice ESG de Equidade Racial) da Associação, que usa uma metodologia exclusiva para mensurar a representatividade de pessoas negras na companhia por meio da avaliação do quadro de funcionários, ocupações hierárquicas, remunerações e a distribuição racial na região em que atuamos.
“A ANBIMA impulsiona o mercado a olhar para pautas importantes, como a racial", disse Gilberto Costa, diretor-executivo do Pacto, durante a assinatura do termo de adesão. "A Associação quebrou a bolha do mercado financeiro ao rodar pelo país falando sobre investimentos e ao oferecer cursos gratuitos de qualidade para as pessoas. Quando a ANBIMA oferece bolsas para jovens negros fazerem as provas de certificação, gera inclusão, impacto e faz a diferença", afirmou, referindo-se a outras iniciativas nossas para promoção da diversidade no mercado.
Gilberto Costa (foto), diretor-executivo do Pacto, participou da cerimônia de adesão da ANBIMA ao Pacto
Saiba mais: "Falta de diversidade pode levar empresas a negligenciar erros", diz Gilberto Costa
Jornada da ANBIMA em Diversidade e Inclusão
Nossas iniciativas sobre o tema ganharam ainda mais fôlego em 2021, quando o assunto entrou para as prioridades estratégicas da Associação. Realizamos a pesquisa Diversidade e Inclusão nos Mercados Financeiro e de Capitais para entender como as instituições trabalham o tema dentro de casa e o que esperavam da ANBIMA nessa agenda.
A partir dos resultados, traçamos um plano com ações para desenvolver essa agenda. Uma delas foi o apoio institucional ao Pacto de forma a inspirar os associados a aprimorarem práticas sobre o tema ou para darem os primeiros passos em equidade racial.
Em 2022, lançamos a Rede ANBIMA de Diversidade e Inclusão, plataforma para fomentar a diversidade e a inclusão no mercado financeiro por meio de iniciativas que eduquem, instrumentalizem e estimulem as instituições financeiras a trabalharem o tema.
Acompanhe e faça parte dessa agenda: cadastre-se para participar da Rede. O foco das atividades são profissionais que atuam em instituições financeiras, associadas ou não à ANBIMA, nas áreas de gestão de pessoas, sustentabilidade, diversidade e inclusão ou que tenham poder gestor para promover a transformação em suas organizações.
Ações dentro de casa
Internamente, uma das principais iniciativas são os grupos de afinidades de raça, mulheres, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência. Eles têm impulsionado um olhar cada vez mais abrangente para as interseccionalidades, promovendo encontros de conexão entre colaboradores e profissionais do mercado para troca de boas práticas.
Também há um alto engajamento no programa de voluntariado, em parceria com a Fesa Croma. Nessa iniciativa, quem trabalha na Associação pode atuar como mentor ou mentora de jovens em situação de vulnerabilidade que buscam o primeiro emprego.
Equipe interna (foto) participou da cerimônia de assinatura de adesão ao Pacto
Para dar sustentação a essas e outras ações, as lideranças se comprometeram com uma jornada de liderança empática. Ela inclui treinamentos e mentorias coletivas que são cruciais para fortalecer a cultura de diversidade e inclusão dentro do escritório.
Essa tem sido a base para o alcance das nossas metas institucionais de representatividade de pessoas negras e mulheres dentro de casa. Em 2022, estabelecemos a meta de, em quatro anos, termos 52% de pessoas pretas e pardas na ANBIMA, além de avançarmos rumo à equidade de gênero. Hoje, temos 46,95% de mulheres e 37,25% de pessoas pretas e pardas, com equilíbrio de gênero (47,14% de mulheres). Entre os cargos de liderança, 21,43% são ocupados por pessoas pretas e pardas.
Em 2024, para reforçar os valores internos e guiar as atitudes das equipes, lançamos a campanha Inegociáveis. Ela destaca os comportamentos que consideramos inaceitáveis e movimenta discussões sobre como devemos construir um ambiente mais inclusivo e respeitoso para todas as pessoas, em que o colaborador é o centro da nossa estratégia.