Agenda de cibersegurança para 2024 prevê orientações para o mercado sobre criptografia e ransomware
Materiais buscam auxiliar os players com boas práticasNo Dia Internacional da Cibersegurança, compartilhamos nossas principais iniciativas sobre o tema para o ano que vem. Uma das prioridades será a produção de materiais com orientações. O objetivo é disseminar informações para auxiliar o mercado indicando boas práticas sobre diversos temas deste universo, como ransomware (malware que criptografa os arquivos de uma vítima e, em seguida, exige resgate para restaurar o acesso a esses arquivos); criptografia segura (usada para proteger dados contra roubos); e desenvolvimento seguro de softwares.
Confira nossa página de cibersegurança
“Os ataques cibernéticos, infelizmente, vêm ganhando força em todos os setores, inclusive no financeiro. Por isso, lançaremos uma série de materiais que ajudarão as instituições a se atentarem a como se proteger e mitigar riscos”, afirmou Luiz Henrique Carvalho, nosso gerente-executivo de Representação de Mercados.
Além destes materiais, vamos fomentar o compartilhamento de informações sobre incidentes cibernéticos entre pares do mercado via plataformas de compartilhamento especializadas, como o MISP (Malware Information Sharing Platform) e o FS-ISAC (Financial Services Information Sharing and Analysis Center). Segundo Luiz Henrique, a troca de informações é uma excelente aliada do mercado no enfrentamento de ameaças cibernéticas, além de ser um requisito regulatório das Resoluções CMN 4.893/21 e CVM 35/21.
Também está no radar disseminar conteúdo por meio de publicações, ações e/ou eventos sobre segurança cibernética. Entre os temas estão como Bring Your Own Device (BYOD), Data Loss Prevention (DLP) e Disaster Recovery. Outra frente de atuação na agenda de cibersegurança é uma maior interlocução com reguladores e agentes do mercado para a análise e proteção de dados; a realização de pesquisas para medir a maturidade dos players nas práticas de cibersegurança; e a participação em fóruns de discussões externos e exercícios de simulação de crise cibernética.
Acesse aqui o nosso site de cibersegurança e, também, fique por dentro de nossos projetos realizados ao longo dos anos!