OBJETIVO DO CURSO DE ATUALIZAÇÃO CFG Atualizar a certificação dos profissionais CFG, com temas relevantes para a atividade de gestão de recursos de terceiros.
Esta atualização atende não só a nossa autorregulação, mas também à regulação do Banco Central sobre a necessidade de certificação e educação continuada desses profissionais.COMO FUNCIONA A ATUALIZAÇÃO DA CFG? A atualização da certificação CFG acontece por meio de um curso online, composto por sete temas: ética, legislação, regulação e compliance, modelos de precificação, finanças comportamentais, processo de gestão e política de investimento, gestão de carteiras, gestão de risco e novas tecnologias financeiras.
Ao realizar o curso, a validade do seu certificado é atualizada pela ANBIMA em até cinco dias, sem a necessidade de prestar novo exame.
É necessário iniciar e concluir o curso antes do vencimento e ser aprovado com nota mínima de 70%.Confira os pré-requisitos para participação:
- Possuir a certificação CFG ativa;
- Realizar a inscrição a partir de seis meses até cinco dias antes do vencimento da certificação.
Caso não sejam cumpridos esses critérios, a certificação não será atualizada.
IMPORTANTE:
Caso sua certificação esteja vencida ou fora do prazo de regularização, não será mais possível atualizá-la e será necessário se inscrever para um novo exame, passando por todo o processo novamente.
MAIS INFORMAÇÕES
MODALIDADE
Online
PERÍODO PARA CONCLUSÃO
180 dias corridos ou até o vencimento da sua certificação, o que ocorrer primeiro
REQUISITOS MÍNIMOS DO SISTEMA Seu equipamento precisa de configurações mínimas para que você consiga realizar o curso de atualização. Seguem as específicações:
Memória RAM: 2+ GB
Navegador: Mozilla Firefox 39+; Chrome 40.0.2214+; Internet Explorer 11+; Safari 11.0.1+; Opera 11+; outros browsers modernos também podem ser compatíveis
Flash player: 10+
Resolução de tela: 1024x768
Conexão de internet: 256 kb
DÚVIDAS? Veja aqui as respostas para as perguntas mais frequentes. Se precisar, acesse o fale conosco ou ligue para (11) 3199-5285. Atendemos todos os dias úteis das 9h às 18h.
Se você já recebeu a resposta de sua solicitação, mas ainda precisa de atendimento, mande mensagem para ouvidoriadeeducacao@anbima.com.br
Perguntas e respostas A CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão.) é uma certificação para quem quer iniciar ou acelerar sua carreira na área de gestão de recursos de terceiros. O profissional terá um diferencial de conhecimento para ocupar diversos cargos em empresas que fazem gestão, mas não poderá atuar com gestor de recursos. Para isso, é preciso ser certificar também com a CGA e/ou a CGE, para as quais a CFG é pré-requisito
Sim, ser certificado com a CFG é pré-requisito para conquistar a CGA e/ou a CGE e poder atuar como gestor de recursos de terceiros.
Para ser CFG é preciso apenas ser aprovado no exame de certificação. Não existem pré-requisitos.
A CFG tem validade de 3 anos.
Para atualizar a CFG é necessário concluir o nosso curso online de atualização. A certificação é renovada por mais três anos a partir da data de conclusão do curso. Quem tem a CGA ou a CGE não precisa atualizar a CFG, basta atualizar a certificação superior que a CFG será renovada automaticamente.
O exame da CFG é realizado presencialmente, tem 60 questões e 3h de duração. Para ser aprovado, o candidato precisa acertar no mínimo 70% das questões.
A prova da CFG possui questões de 12 grandes temas: métodos quantitativos; economia; análise de relatórios financeiros; finanças corporativas; mercados e instrumentos financeiros; teoria moderna de carteiras e modelos de precificação de ativos; finanças comportamentais; política de investimento; alocação de ativos; novas tecnologias em finanças; ética e autorregulação; e legislação e regulação. Consulte o Programa Detalhado para a lista completa de tópicos e as orientações de estudos para saber qual o nível de conhecimento esperado dos candidatos em cada um deles.
A taxa de inscrição para CFG é de R$ 500 para profissionais vinculados a uma empresa associada à ANBIMA e R$ 600 para os demais.
A CFG atesta que o profissional tem conhecimentos nos assuntos que são a base do mercado brasileiro de gestão de fundos de investimento. Para atuar como gestor é preciso ter a CGA ou a CGE, que atestam conhecimentos específicos da gestão.
Por enquanto não.