Carlos André

Mensagem do presidente, Carlos André

GRI 2-22

Terminamos 2024 com o renovado compromisso de fortalecer a representatividade do mercado de capitais, aprimorando serviços e relações com nossos associados.

O momento é um reflexo de tudo o que foi realizado dentro do ANBIMA em Ação 2023/2024, nosso planejamento estratégico, que foi 100% implementado e colocou o investidor no centro de grandes agendas do mercado.

Tivemos uma intensa interlocução com o regulador para buscar prazos melhores para atender às mudanças trazidas pela Resolução CVM 175, que consolidou e simplificou o arcabouço regulatório dos fundos de investimento. Ao mesmo tempo, apoiamos a implementação das novas regras com tecnologia e adaptamos nossa autorregulação, levando o Brasil para cada vez mais próximo de mercados internacionais mais maduros.

Ao longo de 2024 tivemos ainda o aprimoramento dos nossos códigos, com o objetivo de modernizar e alinhar autorregulação às necessidades do mercado. Entre as novidades, posso citar as regras de governança e diligência para fundos de criptoativos e os procedimentos para a estruturação de ofertas de títulos de renda fixa sustentáveis. Além disso, estabelecemos o processo de divulgação das remunerações recebidas pela comercialização de produtos de investimento, promovendo maior transparência para o investidor.

Demos um importante passo com a modernização das nossas certificações após mais de duas décadas de um programa reconhecidamente pioneiro, firmando a ANBIMA como uma importante referência na capacitação profissional. A partir das mudanças, além das habilidades técnicas, os profissionais certificados também serão avaliados por competências comportamentais essenciais, como autogestão, comunicação eficaz e capacidade de resolução de problemas.

Esse conjunto de iniciativas reflete um trabalho que busca ampliar a transparência nos mercados e demonstra nossa dedicação contínua em prol da inovação e da sustentabilidade da indústria brasileira de investimentos. E demonstra também o empenho incansável de profissionais ligados às mais de 300 instituições associadas, que dedicam tempo, habilidades e capacidade técnica para construir um mercado de capitais forte.

Seguimos empenhados em fortalecer a missão da ANBIMA de promover um mercado de capitais forte, refletindo um esforço coletivo que visa não apenas o crescimento do setor, mas também o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Zeca Doherty

Mensagem do diretor-executivo, Zeca Doherty

GRI 2-22
Zeca Doherty

ANBIMA 15 Anos: a casa do mercado de capitais. O slogan marcou as comemorações do 15º aniversário da Associação. Ao longo desses quinze anos, construímos uma trajetória marcada por conquistas e crescimento, sempre com o objetivo de fortalecer a representatividade do mercado de capitais e criar um ambiente mais coeso e eficiente para o desenvolvimento de mecanismos e regras para atuação dos agentes que participam do nosso ecossistema.

Desde a sua criação, a ANBIMA tem desempenhado um papel fundamental para disseminar boas práticas e fortalecer sua atuação em quatro frentes: autorregulação, representação, análise e distribuição de dados e educação. Isso nos coloca em destaque no cenário global uma vez que somos a única associação mundo afora com atuação simultânea em todas essas frentes.

Ao comemorar seus 15 anos, a ANBIMA reforça seu compromisso com a evolução do mercado financeiro. Nesse sentido, lideramos iniciativas de inovação na indústria de investimentos, trazendo novas soluções e tecnologias que facilitam e aprimoram a experiência dos nossos associados e parceiros. Dentro do ANBIMA Data, tivemos o lançamento de ferramentas para análise e cruzamento de informações. Esse novo sistema permitiu a criação de estudos, algoritmos e indicadores que proporcionam uma visão ainda mais analítica do mercado.

Além disso, demos um passo importante na estruturação da área de representação internacional. Reforçamos nosso papel de representante dos interesses de associados também no exterior e iniciamos uma jornada de construção e fortalecimento de parcerias globais. Participamos de eventos e roadshows internacionais, como Banco Mundial, ICMA (Associação Internacional do Mercado de Capitais), IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento) e Fiafin (Federação Iberoamericana de Fundos de Investimento) para posicionar o mercado brasileiro como um destino estratégico para investidores e impulsionar a agenda de diversificação por meio de investimentos no exterior. Em paralelo, foi realizada a primeira edição do ANBIMA Global Insights, um evento que reuniu especialistas e líderes globais para discutir tendências e oportunidades no mercado financeiro.

Outra marca histórica: os 45 anos da criação do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), um dos pilares do Sistema Financeiro Nacional, que é operacionalizado pelo Demab/BC (Departamento de Operações do Mercado Aberto do Banco Central) com apoio da ANBIMA. É por meio desta parceria público-privada, a mais duradoura do mercado brasileiro, que são feitas a custódia e a liquidação das operações dos títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro Nacional. Ao longo dessas décadas, o Selic tem sido um instrumento crucial para a estabilidade econômica do país, e continuaremos a acompanhar de perto suas evoluções e impactos no mercado.

Do lado de dentro, mais motivos para comemoração já que pela primeira vez recebemos o Selo GPTW (Great Place to Work), uma conquista que reflete o nosso empenho em criar um ambiente de trabalho acolhedor e inspirador para todas as pessoas colaboradoras. Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo e da dedicação de cada profissional que atua no nosso time.

Continuaremos a construir um futuro ainda mais promissor para a ANBIMA e para a indústria brasileira de investimentos.