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Regras para contratação de finfluencers para publicidade entram em audiência pública

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Está aberta a audiência pública das regras para instituições contratarem influenciadores digitais de finanças para publicidade de produtos de investimento. A minuta, que ficará disponível para sugestões até 3 de julho, é uma atualização do Código de Distribuição de Investimentos. As regras devem ser publicadas no segundo semestre.

+ Confira a íntegra da minuta

“Não é nosso escopo autorregular a atividade do influenciador. As normas são para os distribuidores. O nosso objetivo é dar transparência à relação comercial entre esses agentes, que muitas vezes fica em uma zona cinzenta, na qual o investidor não reconhece como publicidade determinado conteúdo publicado pelo finfluencer que ele segue”, diz Luiz Henrique Carvalho, nosso gerente de Representação de Distribuição de Produtos de Investimento.

As regras preveem que toda publicidade deverá ser informada, por escrito ou verbalmente, pelo influenciador e que instituição é responsável pelo conteúdo divulgado. O distribuidor também deve garantir que o finfluencer contratado tenha as certificações ou autorizações necessárias caso esteja fazendo a recomendação ou análise de algum produto.

“Como corresponsáveis pelos conteúdos divulgados, as instituições devem cobrar a qualidade da informação publicada. Isso garante melhores conteúdos para os investidores”, continua Carvalho.

A minuta da audiência pública ainda prevê que as relações comerciais entre instituições e finfluencers sejam regidas por um contrato. O documento deve informar os meios de divulgação, a descrição geral dos produtos divulgados e se eles envolvem uma atividade regulada, como análise ou recomendação, além da remuneração e a vigência.  

Participe

Sugestões e comentários devem ser encaminhados até 3 de julho para o email audiencia.publica@anbima.com.br. Não serão consideradas respostas que não tenham relação direta com o escopo abordado na audiência.

A atualização do Código de Distribuição faz parte do ANBIMA em Ação, conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024.

Conheça o ANBIMA em Ação

ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.

+ Conheça as principais iniciativas para este e o próximo ano

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