Nova versão de manual para troca de informações de fundos e carteiras administradas entre prestadores de serviço é publicada
Documento adaptado visa atender a nova estrutura de classes e subclasses proposta pela Resolução 175 da CVMLançamos uma nova versão do manual de preenchimento para o Arquivo de Posição 5.0, que é destinado a gestores e administradores que realizam troca de informações sobre fundos e carteiras administradas. A atualização do documento garante que as instituições financeiras sigam um padrão que facilite a comunicação entre os participantes do mercado.
O objetivo principal da nova versão do manual é adequar a estrutura do arquivo às mudanças trazidas pela Resolução 175 da CVM, novo marco regulatório dos fundos de investimento, e às melhores práticas internacionais. Agora, o documento possibilita o preenchimento de novas estruturas de classes e subclasses, como fundos classe única ou com múltiplas classes.
Também revisamos o manual de forma a aprimorar as orientações de preenchimento e simplificar a leitura. Entre as principais novidades, o manual trouxe mais detalhamento sobre o preenchimento dos ativos e das despesas dos fundos. Ainda, incluímos identificadores para carteiras administradas, atendendo a uma demanda da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).
A padronização por meio do Arquivo de Posição 5.0 reduz o custo de geração de informação, já que elimina a necessidade de criar diferentes formatos de arquivos para o envio das mesmas informações. Com a mudança, o arquivo de posição 4.01 será descontinuado em junho de 2025, dado a impossibilidade de seu uso para a nova realidade de estrutura de fundos
Histórico
Desde 2013, disponibilizamos em nosso site o manual em português da norma internacional para troca eletrônica de dados entre instituições financeiras, a Iso 20022. Em 2016, a Previc passou a usar esse padrão para o recebimento de informações de alguns tipos de fundos de pensão.