ANBIMA registra crescimento de 5% na base de associados em 2024
No ano passado, 108 novas casas aderiram voluntariamente aos nossos códigos de autorregulação, ultrapassando a marca de 1.500 instituiçõesA ANBIMA encerrou 2024 com 313 instituições associadas, um aumento de 5% em comparação ao ano anterior. O número de instituições que seguem os códigos de melhores práticas da associação também cresceu, passando de 1.394 para 1.508 ao longo do ano. A maioria é aderente aos códigos de Certificação e de Administração e Gestão de Recursos de Terceiros.
No total, 20 novas casas se juntaram à nossa base de associados. Entre elas estão 17 assets, 1 corretora, 1 banco e 1 securitizadora, que se unem a outras empresas de diversos segmentos e tamanhos para contribuir ativamente com o desenvolvimento do mercado de capitais e da indústria de investimentos.
Carlos André, nosso presidente, destaca que a sintonia da Associação com o mercado só é possível pela valorização da escuta ativa de seus membros. “Isso tem contribuído para atrair um número cada vez maior de instituições, que percebem a importância do trabalho conjunto para desenvolver o mercado de capitais e a indústria de fundos”, afirma.
Zeca Doherty, nosso diretor-executivo, sublinha a forte parceria da ANBIMA com as instituições associadas. Ele destaca o comprometimento e a dedicação dos profissionais que integram grupos de trabalho, fóruns e comissões. “Eles dedicam tempo e conhecimento para fortalecer os nossos mercados”.
Em 2024, 11 instituições tiveram o vínculo associativo cancelado, número similar ao de anos como 2019, 2020 e 2022. O movimento, em boa parte, foi motivado por fusões e aquisições envolvendo empresas associadas.