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      • O dinamismo e a força crescente dos influenciadores de finanças nas redes sociais novamente ficaram evidentes na sexta edição FInfluence – quem fala de investimentos nas redes sociais. Com alcance 18,1% maior, eles chegaram ao fim do segundo semestre de 2023 com 208 milhões de seguidores na comparação com a primeira metade do ano.

        Os 534 finfluencers monitorados (3,7% a mais que na edição passada) ampliaram a atratividade de seus conteúdos: a média de interações por postagens cresceu 11,6%, para 1.827.

        Foram consideradas 305,2 mil publicações feitas entre julho e dezembro de 2023 em quatro redes sociais (X, Instagram, Facebook e YouTube). A quantidade de postagens caiu 2,8%.

        Esse relatório, feito em parceria com o IBPAD (Instituito Brasileiro de Pesquisas e Análises de Dados) reforça o compromisso da ANBIMA com a mensuração e a análise do comportamento dos influenciadores e de suas relações com o público e com as instituições de mercado. A ideia é mostrar o que, como, quanto e quando publicam, passando também pelo mapeamento da dinâmica de temas e produtos. Para ver o levantamento completo, basta baixar aqui o relatório.

                  • RANKINGS

                    Mais uma vez separamos os influenciadores entre pessoas físicas e empresas para elaborar os rankings gerais de perfis de maior relevância nas redes. A divisão permite uma comparação equilibrada dos finfluencers. Para evitar inconsistências, só foram considerados para a elaboração dos rankings os perfis que já eram monitorados antes do início da data da amostra (1º de julho de 2023).

                    A definição dos rankings levou em conta a combinação de métricas como popularidade (número de seguidores), engajamento (interações médias no período do monitoramento), comprometimento (volume de publicações no período da pesquisa), autoridade (domínio de assuntos relacionados a finanças e investimentos) e articulação (poder de se conectar e interagir com o ecossistema de investimentos, com diferentes públicos e outros finfluencers).

                     

                     

                      • PRODUTOS MAIS FALADOS

                        Os finfluencers aumentaram em 96% a quantidade de publicações que mencionam produtos, chegando a 189,9 mil nesta edição. A alta, no entanto, não foi acompanhada pelas interações médias, que caíram 36%, para 2,8 mil por post.

                        Publicações com temas relacionados aos mercados financeiro e de capitais aumentaram 46% em relação à quinta edição. O público também mostrou mais interesse por essas publicações, com ampliaçao de 62% nas interações médias, para 2.991 por post.

                      • TIPOS DE INFLUENCIADORES

                        Com base na análise do tipo de conteúdo produzido e de como se apresentam para o público nas redes, os influenciadores são divididos em 13 categorias (tipologias). A separação confere mais clareza sobre a dinâmica de publicações e interações desses tipos de finfluencers, que, em alguns casos, diferem muito entre si.

                        As categorias produtor de conteúdo, investidor independente, assessoria/corretora, analista e trader se destacam. Juntos, essas tipologias reúnem 364 influenciadores (ou 68% do total monitorado), e respondem por 46% das publicações e por 72% dos seguidores.


                      • MÍDIAS PREFERIDAS

                        O YouTube mantém a liderança isolada em engajamento, com aumento de 37,5% sobre a pesquisa anterior, para 8,8 mil interações médias por vídeo. No entanto, a rede é a última opção dos influenciadores na hora de postar. A despeito de uma série de mudanças, como o pagamento para obtenção do selo de verificado, o X continua a plataforma mais usada pelos influenciadores de finanças. Mas, embora tenha concentrado 42,1% da proporção de postagens, engajamento desabou 40,8%.

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