Em 2021, foi estruturado um núcleo dentro da gerência jurídica chamado de Secretariado de Governança, que, além de reunir todas as informações societárias da Associação, vai controlar como se dá a nossa participação em outras instituições, públicas e privadas, por meio de atas e prazos de mandatos. Em 2022, o próximo passo será migrar esse controle para plataformas digitais, facilitando o acompanhamento.
Os associados são nossa razão de existir: fechamos o ano com 291 instituições, entre bancos comerciais, múltiplos, de investimento, corretoras, distribuidoras e gestoras, 8% a mais que no ano anterior. Foram 25 novos associados, entre eles, 20 gestoras de investimento, o equivalente a 49% dos associados.
Outro dado relevante é o número recorde de 1.232 instituições que seguem nossos códigos de melhores práticas: Certificação, Administração de Recursos de Terceiros, Distribuição de Produtos de Investimentos, Negociação, Ofertas Públicas e Serviços Qualificados. A maior parte das instituições é aderente aos códigos de Certificação e Administração de Recursos de Terceiros.
Essas instituições estão presentes no Distrito Federal e em 13 estados brasileiros, nas cinco regiões do país.
Utilizamos diferentes ferramentas e canais de comunicação para ouvir o que os associados têm a dizer e dar transparência às informações. Com a continuidade da pandemia de coronavírus, seguimos focados na comunicação digital em 2021: além da presença constante no Workplace, foram enviadas 337 mensagens para os 1.348 membros do grupo de WhatsApp e 259 pelo Telegram, que conta com 2.934 membros.
Os profissionais de mercado são multiplicadores de informações e de boas práticas. Nossas ações para este público se dividem em duas vertentes: certificação e educação continuada. Na primeira está o nosso programa de certificação, responsável por preparar mais de 520 mil profissionais ao longo de 20 anos com as credenciais da CPA-10, CPA-20, CGA e CEA. Em paralelo, mantemos o programa de educação continuada, com uma série de cursos de atualização oferecidos gratuitamente.
O ano de 2021 foi particularmente especial no campo das certificações, pois entraram em vigor as novas certificações para as atividades de gestão de recursos.
O investidor é a peça central da indústria de investimentos. É em torno dele que giram as engrenagens do mercado. Daí a importância que este público tem para a ANBIMA. Para ele, produzimos e disseminamos conteúdo educativo, tendo como premissa que o investidor consciente faz melhores escolhas em sua vida financeira.
Para uma atuação mais efetiva, buscamos aprofundar o conhecimento sobre o comportamento e a motivação dos brasileiros quando os temas são a gestão do dinheiro, a economia de recursos e os investimentos financeiros. Um dos instrumentos que temos usado para isso são as pesquisas de opinião, que nos ajudam a compreender essa relação e o que impacta a tomada de decisão quando o assunto é investimento.
Em 2021, tivemos a quarta edição do Raio X do Investidor, pesquisa que já virou referência quando o assunto é como e porque as pessoas guardam dinheiro.
Também foi o lançado o Partiu Investir, um curso sobre investimentos 100% gratuito, acessado pelo Instagram. Com um formato inovador e conteúdo dinâmico, a iniciativa resultou em mais de 25 mil visualizações nas sete semanas de aulas.
A ANBIMA tem na imprensa um importante canal de interlocução, por meio do qual levamos a associados, governo e sociedade em geral nossas principais iniciativas, além de dar visibilidade aos dados e informações dos mercados que representamos.
Em 2021 foi alcançado número recorde de inserções na imprensa. Foram 2055 matérias citando a Associação, o que resultou em uma participação de 22% no noticiário financeiro.
A análise da exposição na imprensa por assunto mostra um relativo equilíbrio entre os principais temas que norteiam nossa presença no noticiário. A liderança cabe a fundos de investimento, responsável por quase 30% da nossa participação na imprensa.
Dando sequência ao trabalho realizado em 2020 que qualificou nossa cadeia de suprimentos, em 2021, continuamos empenhados nessa otimização para aprimorar ainda mais nosso processo de contratação.
Em 2021, focamos na seleção dos fornecedores que atendem demandas recorrentes, na definição de critérios de qualidade e práticas de compliance. Assim, com uma base ainda mais enxuta, é possível ter mais eficiência nos processos de compras e diminuir os riscos relacionados à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
GRI 102-15
Dessa forma, encerramos 2022 com 1.133 fornecedores cadastrados e habilitados a nos atender de acordo com as melhores práticas de mercado e em conformidade com nossa Política de Contratação de Terceiros, 91,7% a mais que os 591 fornecedores ativos nossa base de 2020.
cadastrados e habilitados de acordo com as melhores práticas
que os 591 fornecedores ativos em 2020