Este capítulo apresenta um resumo do que foi nosso ano. A seguir, estão reportadas as principais iniciativas e projetos desenvolvidos ao longo de 2021. Parte deles integra o Plano de Ação, que norteia as atividades da Associação a cada exercício.
Apresentamos também o trabalho desenvolvido para a nossa equipe interna, com foco em gente, gestão e sustentabilidade. Ao final, o reporte financeiro consolida as demonstrações financeiras do ano fiscal.
No segundo semestre de cada ano, elaboramos o plano de ação que orienta nosso trabalho no ano seguinte. Ele é construído a partir de várias rodadas de conversas com os associados, que nos trazem suas percepções de mercado e demandas que podem entrar na pauta da Associação. Em paralelo, são identificadas as grandes tendências dos mercados brasileiro e internacional.
Ao longo do processo são ouvidas instituições que não ocupam assentos nos fóruns, comissões ou outros grupos da Associação, assim como todas as lideranças destes mesmos organismos que compõem a nossa governança. Assim, garantimos a representatividade dos vários segmentos de mercado e de instituições de diferentes portes e perfis de atuação.
O resultado é um conjunto de iniciativas que traduz o que o mercado deseja como foco para a ANBIMA naquele exercício. Ao final, o trabalho é validado pela Diretoria. Como o mercado é dinâmico, as iniciativas são reavaliadas permanentemente e novas ações podem, inclusive, ser inseridas no plano.
Em 2021, o plano de ação contou com oito grandes temas divididos em duas agendas: uma intitulada positiva, voltada às necessidades dos segmentos de mercado; e outra chamada de transversal, com assuntos que envolvem todos os setores.
A agenda positiva buscou atender demandas relacionadas ao investidor, ao mercado de capitais, ao mercado secundário e à gestão de recursos. Já a agenda transversal incluiu iniciativas relacionadas à sustentabilidade, inovação, diversidade e tributação.
A seguir, temos um resumo do que foi feito para cada uma delas, acrescido de outras iniciativas relevantes que não integraram o plano de ação.
Com a credibilidade de 20 anos do Congresso de Fundos de Investimento, o ANBIMA Summit estreou em 2021 expandindo horizontes: foram mais de 30 horas de discussões sobre as atividades de gestão, aconselhamento e recomendação de investimentos com a participação de especialistas e referências no mercado.
Realizado de 25 a 29 de outubro, o evento ofereceu gratuitamente a possibilidade de ampliar conhecimento e networking com novas conexões e experiências inovadoras.
O ANBIMA Summit 2021 foi assistido por diferentes plataformas virtuais. O Futuro da gestão de recursos, práticas de sustentabilidade, implementação do open banking, papel dos influenciadores de investimentos no mercado, inovação e desafios macroeconômicos estão entre os temas do congresso que continuam disponíveis no canal do ANBIMA Summit no YouTube.
visualizações nas redes sociais
remotos e presenciais em 5 dias de programação
cadastrados em plataforma exclusiva para networking online
foi a nota média de satisfação do mercado
e inovadores: entrevistas, debates, TEDs, vídeo-reportagens
em transmissões no LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube e no site do evento
audiodescrição, libras, legendas. Traduções simultâneas em inglês e português
patrocinadores
Além certificar os profissionais de mercado, oferecemos aprimoramento contínuo por meio de nossa plataforma de educação, que concentra todos os cursos oferecidos pela Associação. Desde 2020, todos os conteúdos são oferecidos gratuitamente e, no ano passado, reformulamos a ferramenta. As mudanças chegaram ao público no início de 2022: a plataforma funciona no modelo de sistema de gestão de aprendizado ou LMS (learning management system), formato que permite criar, gerenciar e organizar os assuntos por trilhas de aprendizagem. Nessas trilhas é possível consumir o material por níveis de conhecimento e até por competências ou temas específicos.
Nossas certificações para profissionais de mercado – CPA-10, CPA-20, CEA e CGA – registram crescimento contínuo, tanto em volume de inscrições como em certificados ativos. Em 2021, os números foram recordes, o que reflete o maior interesse das pessoas e das instituições pelos títulos, que são um claro indicador de melhoria no nível de qualificação dos profissionais.
Acompanhe a evolução dos números das nossas certificações:
Um marco de 2021 foi a entrada em vigor da nova CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), reformulada para se adequar à realidade do mercado. Agora são três certificações complementares entre si: a CGE, para o profissional que atua na gestão de fundos estruturados; a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), para os gestores de fundos de renda fixa, de ações, cambiais e multimercados e carteiras administradas; e a CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão), certificação de entrada para quem quer trabalhar no mercado de gestão e que não é obrigatória para nenhuma função específica e nem habilita o profissional para ser gestor, mas é pré-requisito para se certificar nas demais, servindo como uma certificação introdutória.
A mudança acompanha as tendências do mercado para uma melhor definição de responsabilidades para os profissionais. Além disso, está totalmente alinhada ao nosso propósito de promover educação continuada.
Os primeiros exames no novo formato começaram em junho. Com a entrada em vigor das novas certificações, todos os profissionais que já eram certificados no modelo anterior passaram automaticamente a serem portadores das três novas certificações.
Ao divulgarem informações mais acessíveis sobre investimentos, a atuação dos influenciadores digitais contribui com o processo de educação financeira dos brasileiros – com ganhos para toda a sociedade. Por isso, em 2020, com apoio do IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), iniciamos um monitoramento diário para entender quem são esses agentes, como se comportam e qual o nível de influência sobre suas audiências.
Esse olhar contribui para a estratégia da Associação de várias formas: identificar tendências do mercado em tempo real, o que pode trazer insumos para os grupos de representação; supervisionar conteúdo publicitário sobre investimentos; aprimorar nossas agendas de comunicação, marketing e educação financeira; e gerar insights para a atuação dos associados.
160 mil publicações
de seguidores
Como resultado desse monitoramento, divulgamos um estudo inédito sobre esse universo com dados de setembro de 2020 a fevereiro de 2021. Identificamos 266 influenciadores no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, responsáveis por 160 mil publicações. Eles falam com 74 milhões de seguidores, o que supera o alcance das redes sociais dos principais veículos de notícias do país (69 milhões de seguidores).
A repercussão do estudo foi positiva junto aos associados e à imprensa, por isso ele será atualizado permanentemente – uma nova edição foi lançada no começo de 2022. Foram publicados outros recortes específicos e iniciada a divulgação de um relatório semanal exclusivo para os associados. O estudo está disponível para download em nosso site e conta com um vídeo no YouTube.
Além disso, em outubro assinamos um convênio para compartilhamento das informações do monitoramento de influenciadores com a CVM. A parceria possibilita que o regulador identifique agentes que ultrapassam o limite da educação financeira e avançam na recomendação de produtos, atividade que exige registro na autarquia.
Totalmente adaptada ao trabalho remoto em função da pandemia de Covid-19, nossa atividade de supervisão de mercados manteve-se em plena atividade 2021, com avanços na digitalização de tarefas e na automação através do uso de robôs (RPA) para coleta e análise de dados. Novas ferramentas digitais e sistemas foram contratados e implementados para fortalecer nossa atuação, principalmente na supervisão de fundos de investimento, ofertas públicas e distribuição de produtos de investimentos.
Encerramos 2021 com 1.184 instituições seguindo as regras dos códigos de autorregulação, 17% mais que no final de 2020. Além desse aumento, novos temas adentraram recentemente em nossa autorregulação, como carteiras administradas, novas regras de gestão de liquidez de fundos e fundos de investimentos sustentáveis (ESG), ampliando a complexidade e a abrangência da nossa supervisão.
Ao longo do ano, foram contabilizados 9,2 mil pedidos de esclarecimentos, quase o dobro na comparação com 2020, e mais de 1,7 mil cartas de orientação (aumento de mais de 50% em relação a 2020), o que reforça o nosso caráter de atuação educativa em temas recentes como carteiras administradas e transparência na remuneração e negociação de COE/CCB (Certificado de Operações Estruturadas/Cédula de Crédito Bancário).
Paralelamente, diversos termos de compromissos foram firmados, o que demonstra o comprometimento das instituições com a melhoria e revisão de práticas que estejam em desacordo com nossas regras, além da instauração. Ainda, foram aplicadas mais de 1,5 mil multas no exercício, sendo que a maioria das irregularidades refere-se a erros e atrasos no envio de informações para registro dos fundos em nossa base de dados. Os recursos captados pelo pagamento de multas são integralmente destinados a custear eventos e ações educacionais promovidos pela ANBIMA.
Importante destacar também a ampliação em 2021 das parcerias com a CVM para o aproveitamento da atividade de supervisão realizada pela ANBIMA em relação a fundos de investimento, ao incluir nossa supervisão de enquadramento/mandato das carteiras dos fundos, e um acordo relativo ao monitoramento de influenciadores digitais que falam sobre investimentos em redes sociais.
Veja a seguir os principais números da área:
Pedidos de esclarecimento
Cartas de orientação
Multas objetivas
PAIs (Procedimentos para Apuração de Irregularidades)
Cartas de recomendação
Processos
Termos de compromisso
Jugamentos
Pedidos de esclarecimento
Cartas de orientação
Multas objetivas
PAIs (Procedimentos para Apuração de Irregularidades)
Cartas de recomendação
Processos
Termos de compromisso
Jugamentos
Pedidos de esclarecimento
Cartas de orientação
Multas objetivas
PAIs (Procedimentos para Apuração de Irregularidades)
Cartas de recomendação
Processos
Termos de compromisso
Jugamentos
Realizamos em junho a Semana da Autorregulação, com cinco dias de debates sobre diferentes temas de interesse dos associados.
O evento, realizado entre os dias 21 e 25 de junho, teve transmissão on-line exclusiva no Espaço do Associado do Workplace, sempre das 12h às 13h. As lives abordaram assuntos como fundos ASG, distribuição de produtos de investimento, indústria de fundos, estruturação de ofertas públicas e convênios com o regulador.
O conteúdo completo pode ser encontrado em nosso canal do YouTube ou nas plataformas de podcasts Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.
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Após reformular políticas e normas internas e revisar nosso Código de Ética e Conduta Profissional em 2020, consolidamos o calendário de treinamentos do Programa de Integridade, com uma série de atividades de capacitação para os colaboradores.
A plataforma Be Compliance, ferramenta adotada em 2020 que reúne documentos e políticas relacionadas à ética, concentrou sete dos oito cursos no formato EAD: Código de ética; Conceito básico de Compliance; LGPD – Conceito básico de proteção de dados; Risco de Terceiros; Combate ao assédio moral e assédio sexual; Anticorrupção e Cortesias. Houve ainda um treinamento sobre diretrizes da política de segurança da informação – baseado na série The Inside Man – disponibilizado na plataforma internacional Knowbe4.
Organizamos workshops com especialistas que abordaram temas como políticas anticorrupção, de cortesias e relacionamento com o poder público e de defesa do consumidor. O respeito no ambiente de trabalho (combate ao assédio moral e sexual) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD Lei nº 13.709/2018) também integraram a pauta.
Implementamos o Programa LGPD, com o objetivo de buscar eventuais lacunas e propor planos de melhoria que garantam uma atuação dentro dos limites legais. Outro trabalho intensificado no ano foi referente à PLDFT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e financiamento ao Terrorismo). Assessoramos o Fórum Jurídico no trabalho da Comissão de PLDFT, que conseguiu avanços relevantes junto ao Banco Central para a identificação de beneficiários finais de fundos de investimentos.
O tema foi amplamente debatido ao longo do ano. Duas dessas lives estão disponíveis no YouTube: Mudanças do conteúdo PLDFT, realizada em março, e Prevenção à lavagem de dinheiro: identificação do beneficiário final em fundos exclusivo, que aconteceu em junho.
Em 2021, a gerência de Recursos Humanos deu lugar à gerência de Gente, Saúde e Sustentabilidade, criada para melhor refletir as novas responsabilidades da área, especialmente quanto à consolidação de uma estratégia integrada de sustentabilidade. Estruturada para orientar a estratégia ESG dentro de casa, acompanhar e assessorar todas as superintendências da Associação, a gerência apoia ou lidera diferentes iniciativas.
Ao final de 2021, a área trabalhava na definição da nova estratégia de sustentabilidade da Associação, incluindo compromissos públicos atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A partir de março de 2022 foi iniciado o trabalho de divulgação da estratégia e identificação das ações para colocá-la em prática. Entre as iniciativas associadas à estratégia está a implementação de um robusto programa de diversidade e inclusão, apresentado a seguir.
Para ampliar a diversidade no quadro de colaboradores, estruturamos um programa interno que teve como ponto de partida a realização de um censo para diagnosticar em que grau de maturidade estamos posicionados com relação ao tema. Confira os resultados:
Negra (98)
Demais raças (278)
Branca (41)
Negra (4)
Profissional
Apoio
Homens
Mulheres
O censo serviu de base para a definição de um plano de ação com metas e métricas, que têm a inclusão racial como prioridade, inclusive atrelando a remuneração variável aos resultados alcançados em Diversidade e Inclusão, sendo uma meta institucional para 100% dos funcionários.
Para desenvolver e executar a iniciativa, contamos com o apoio da consultoria Empodera, especializada em projetos de D&I. Ao longo de uma primeira jornada de dez meses, houve ações de letramento e sensibilização internas, algumas com a participação de 75% dos funcionários. Com esse alto grau de engajamento espontâneo, os avanços foram rápidos.
Criou-se o grupo de Voluntários da Diversidade, com 77 pessoas e, ao final de 2021, a estruturação de quatro grupos de afinidades confirmou mais um passo na consolidação da estratégia. Os grupos focados em Raça, Mulheres na Liderança, Pessoas com Deficiência e LGBTQIA+ têm, cada um, integrantes do Comitê Executivo como sponsors.
Em D&I racial, a meta dentro de quatro anos é chegar a 52% de pessoas pardas e negras na composição do quadro de funcionários. Em 2021, no entanto, antes mesmo da meta ser definida, nosso processo de seleção já se tornou mais inclusivo e foram contratadas 48 pessoas negras ou pardas. Isso reflete o resultado das ações de letramento e sensibilizações internas desenvolvidas ao longo da primeira jornada de dez meses.
Encerramos 2021 com 384 colaboradores, 7% a mais que no ano anterior. Essas pessoas estão majoritariamente (58,6%) alocadas em São Paulo, cidade que reúne todas as áreas de negócios. No Rio de Janeiro, fica a sede da Associação, com atividades administrativas, jurídicas e de Recursos Humanos, e o escritório do Selic, instalado no prédio do Banco Central.
Todos os funcionários exercem jornadas de oito horas, com exceção dos estagiários, que cumprem seis horas diárias, e os jovens aprendizes, com quatro horas. Tanto os estagiários como os aprendizes recebem todos os benefícios oferecidos aos demais colaboradores. GRI 401-2
A proporção de gênero entre os colaboradores seguiu praticamente a mesma do ano anterior: 57% de homens e 43% de mulheres. Entre as lideranças, duas das cinco superintendências são comandadas por mulheres.
Em relação à idade, o time é formado por profissionais de todas as idades, sendo que em 2021, 59,6% deles tinham entre 30 e 50 anos. Em dezembro, o mais jovem tinha 18 anos e o mais velho 65 anos. Buscamos dar chances a todos a partir da competência e não na idade, prova disso é que temos um estagiário de 35 anos!
Buscamos a consolidação da ANBIMA como marca empregadora por meio de um trabalho comandado diretamente por nosso superintendente-geral com o envolvimento de todas as lideranças. O foco está na formação de pessoas e no estabelecimento de planos de sucessão capazes de atrair e reter talentos.
No campo da formação, a novidade é o programa de estágio, que passou a contar com um projeto de preparação de profissionais para atuarem no mercado financeiro e não necessariamente na Associação. Iniciado em julho, o programa conta com cinco pessoas contratadas para um período de dois anos, durante o qual mudarão de área a cada sete meses e receberão treinamentos técnicos e desenvolvimento de soft skills. Selecionados por consultoria externa, o processo não definiu idade limite para os participantes nem limitou a inscrição a estudantes de universidades de ponta.
Já em recrutamento e seleção, o maior desafio de 2021 refletiu uma particularidade do mercado de trabalho: a contratação de profissionais de tecnologia. Essa questão impactou especificamente a organização dado o momento que atravessamos: a Associação passa por um processo de evolução, focada em consolidar sua vocação como hub de dados para o mercado, incorporando cada vez mais capacidade analítica para qualificar as informações que devolvemos aos associados e à sociedade em geral. A base para isso, além da tecnologia em si, são pessoas – profissionais cuja demanda encontra-se fortemente aquecida.
Por conta disso, investimos também na formação de uma equipe mais digital, com treinamento de lideranças e utilização de metodologias ágeis.
Enquanto 2020 foi um ano de aprendizado, 2021 foi um ano de estabilidade. Recebemos um bom feedback do mercado sobre a nossa forma de lidar com o trabalho remoto, sem relatos sobre perda de produtividade.
Com isso, o modelo home office iniciado em março de 2020 continuou no primeiro semestre de 2021, com 100% da equipe trabalhando de forma remota. A partir de setembro, uma escala de trabalho híbrido foi criada para os escritórios de São Paulo e do Rio de Janeiro (Mourisco), onde os gestores passaram a atuar presencialmente três vezes por semana e os demais profissionais duas vezes por semana. Seguindo orientações do Banco Central, a equipe do Selic permaneceu em home office, assim como as funcionárias gestantes ou com filhos de até um ano.
A ocupação dos espaços foi mantida em 40% e houve distribuição de máscaras N95 e PFF2, com uso obrigatório nos escritórios. Os colaboradores também foram incentivados a participar da campanha de vacinação para garantir a imunização do maior número de pessoas. Além disso, titulares e dependentes dos nossos planos médicos puderam receber gratuitamente a vacina contra a gripe (H1N1 - influenza).
Integração de sistemas e migração de processos analógicos para digitais permitiram ganhos de eficiência operacional pela área de controladoria. O foco foi a redução de custos por meio de automatização de processos e gestão financeira.
Em 2021, registramos a menor inadimplência da história: em julho, o índice alcançou 1,41%. No consolidado do ano, algumas iniciativas favoreceram o caixa da Associação, como:
A seguir, apresentamos as demonstrações financeiras do exercício. Disponível para download neste link, os resultados foram auditados pela PwC. Depois de três anos de contrato com a KPMG, alternamos a auditoria independente, seguindo as melhores práticas de governança e controladoria.