Responsabilidade socioambiental

A gestão da responsabilidade socioambiental está diretamente relacionada à nossa missão de apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local.

Há 12 anos

Somos membros do Conselho Deliberativo do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3). GRI 102-12

2014

Passamos a integrar a Comissão Intrassetorial sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente da Febraban. GRI 102-12

2015

ANBIMA+Sustentável

Internamente, iniciamos em 2015 o programa ANBIMA+Sustentável, focado em atitudes que pretendemos fortalecer no dia a dia dos nossos colaboradores, como a importância da segurança da informação e o consumo consciente de recursos.

2016

Ano em que nos tornamos membros do Conselho-Técnico Consultivo do CDP (Carbon Disclosure Project) e do Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável do Mercado. GRI 102-12

2017

Trabalhamos pela incorporação de questões ambientais, sociais e de governança na avaliação de riscos de investimentos no questionário de due diligence de gestores de fundos e estimulamos que corretoras e distribuidoras aderissem ao guia “Sustentabilidade Oportunidade de Negócios no Setor da Intermediação”, lançado pela B3 em outubro. A sustentabilidade também é assunto de um grupo técnico ligado ao Comitê de Fundos de Investimento, específico para o tema.

A organização do 9º Congresso de Fundos, realizado em maio, priorizou a sustentabilidade. Disponibilizamos lixeiras de coleta seletiva em diversos pontos da Bienal de São Paulo, local do evento, e todo o material utilizado na construção das salas foi reaproveitado ou reciclado pelas empresas contratadas. Para evitar a construção de totens e desperdício de madeira, envelopamos as próprias colunas do prédio com os banners de sinalização. A utilização consciente de recursos envolveu ainda a disponibilização dos mapas e da programação do evento por meio de um aplicativo para celular, sem impressão de materiais.

Outro ponto considerado foi a acessibilidade: Além de rampas de acesso, havia triciclos motorizados para a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida. Para completar, realizamos a compensação de emissões de carbono dos dois dias de evento seguindo os procedimentos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) relacionados à atividade. Do ponto de vista social, o evento – que gerou 396 empregos diretos e indiretos – também valorizou a diversidade na contratação dos colaboradores.

ANBIMA+Sustentável

Realizamos campanhas de doação de sangue e arrecadação de agasalhos. Com isso, 39 funcionários doaram sangue e arrecadamos 477 peças de roupas, cobertores e calçados. Em São Paulo, os artigos foram doados à Alivi (Associação Aliança pela Vida), instituição que apoia pessoas que precisam de cirurgias ou tratamento contra doenças graves; e, no Rio de Janeiro, ao abrigo Teresa de Jesus, que desde 1919 oferece assistência social e educação a cerca de 550 crianças de até 12 anos.

Outra iniciativa do programa foi a intensificação da coleta seletiva de resíduos nos nossos escritórios de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em novembro, as lixeiras individuais foram retiradas e substituídas por conjuntos de coletores de metais, papéis, plásticos e vidros, localizados em pontos estratégicos das salas. A ideia otimizou o trabalho e os recursos da equipe de limpeza, reduziu despesas e contribuiu para o meio ambiente.

Ações culturais e sociais

Dentro de nossa política de patrocínio de ações culturais, apoiamos iniciativas que tenham caráter educativo. Em 2017, por meio da Lei Municipal 5.553/2013, de incentivo fiscal de ISS na cidade do Rio de Janeiro, patrocinamos o projeto “Entrou água no cordel”. Ao todo, foram realizadas 40 apresentações a cerca de 1.600 alunos e 200 professores da rede pública de ensino da cidade sobre a importância de evitar água parada em reservatórios, pneus e outros lugares para prevenir a proliferação do mosquito da dengue.

Nossas ações internas de voluntariado foram voltadas para idosos e crianças. Tanto as causas quanto as instituições beneficiadas foram escolhidas pelos próprios funcionários, em votações realizadas pela intranet. Mais de 70 pessoas participaram das atividades que aconteceram ao longo do ano:

  • Ouvir, contar e cantar - ações realizadas nas instituições Assistência Vicentina de Vila Mascote, em São Paulo, e no Asilo Legião do Bem, no Rio Janeiro. Nos dias das visitas, além de cantar, ouvir e contar histórias, entregamos doações de fraldas geriátricas e material de higiene.
  • Brincar, cuidar e dançar - visitas à Escola Sathya Sai, no Rio de Janeiro, a qual busca desenvolver valores como verdade, retidão, paz, amor e não violência em crianças de até seis anos. Em São Paulo, visitamos, em dezembro, o Grupo Assistencial Alvorada Nova, residência de 15 crianças de quatro meses a 18 anos. Para essas ações, arrecadamos doações em dinheiro para a compra de fraldas, produtos de higiene e limpeza, alimentos e brinquedos.

Ações de 2017

Entrou água
no cordel
01
01
04