Atuação internacional

Alinhados com os nossos compromissos, acompanhamos as pautas dos nossos mercados ao redor do mundo com o objetivo de identificar tendências e antecipar movimentos. Valorizamos a troca global de informações na área de educação de investidores e representamos nossos associados em diversas discussões internacionais sobre fundos de investimento e mercado de capitais.

Dessa forma, participamos ativamente dos trabalhos conduzidos na Iosco (Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários), exercendo a presidência do AMCC (Comitê Consultivo de Membros Afiliados) e integrando a diretoria da entidade. Internamente, temos um fórum para tratar dos impactos da regulação internacional no mercado local: o GTRI (Grupo Técnico de Regulação Internacional).

Participações na IOSCO

Reuniões do subgrupo de medidas de alavancagem

(janeiro/Londres-Inglaterra e setembro/ Paris-França)

Discussão conjunta do fórum sobre alavancagem na indústria de gestão com representantes do AMCC e participação em mesa-redonda.

Reuniões do board

(fevereiro/Milão-Itália e outubro/ Madri-Espanha)

Debate sobre as prioridades da entidade e mapeamento de riscos emergentes, além da identificação de ferramentas para tratar as vulnerabilidades da indústria de gestão e do acompanhamento do calendário de implantação das reformas no mercado de derivativos de balcão.

42ª Conferência Anual/Reunião do AMCC

(maio/Montego Bay-Jamaica)

Debate com especialistas sobre tecnologia financeira, segurança cibernética, margens bilaterais no mercado de derivativos de balcão e recuperação e resolução de contrapartes centrais.

Reunião semestral e 10ª edição do Treinamento do AMCC

(setembro/Mumbai-Índia)

Debate sobre os trabalhos relacionados à eficiência das reformas regulatórias no mercado de derivativos, à gestão de riscos de liquidez e alavancagem na indústria de gestão e à cibersegurança, além de mesa-redonda sobre os impactos transfronteiriços do MiFid II (Diretiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros).

Treinamento Supervisão

(outubro/Madri-Espanha)

Apresentamos um case sobre os desafios da supervisão na publicidade e comercialização de produtos financeiros na era digital.

Demais Participações

Conferência Global de Educação de Investidores

(junho/Rio de Janeiro-Brasil)

Com cerca de 100 participantes de 29 países, o evento que organizamos como líderes da divisão Ifie Americas abordou as melhores práticas, ideias e estudos de caso para fortalecimento da educação financeira no mundo.

Jornadas sobre proteção do investidor do Instituto Iberoamericano de Mercado de Valores

(março/La Antigua-Guatemala)

Apresentamos a autorregulação e a supervisão na comercialização de produtos e serviços financeiros, além do papel na qualificação dos profissionais do mercado.

Conferência do Banco Mundial

(abril/Washington-Estados Unidos)

Apresentação sobre os processos dos calls de corretoras como uma alternativa para fomentar as negociações do mercado secundário.

10ª Reunião da Fiafin (Federação Ibero-americana de Fundos de Investimento)

(setembro/Cartagena das Índias-Colômbia)

Com associações de fundos de diversos países, participamos de painel sobre a visão do setor privado nos mercados financeiros integrados.

Conferência da IIFA (Associação Internacional de Fundos de Investimento)

(outubro/Zurique-Suíça)

Participamos de painel sobre as perspectivas globais e regionais da indústria de fundos, com foco na América do Sul, no Japão e na Índia.