VoltarAprimoramento de
informações sobre
o mercado

Acreditamos que a transparência e a divulgação de informações estimulam e fortalecem os negócios. Dessa forma, ampliamos tanto o leque de ativos que precificamos em 2017, quanto nossas bases de dados. Desenvolvemos, ainda, o ANBIMA Feed, um canal para distribuir de forma padronizada nossos dados exclusivos para empresas disseminadoras de informações que trabalham com terminais em tempo real. As informações abrangem a precificação de títulos públicos, de debêntures e os resultados de índices. Os dados deverão começar a ser comercializados por meio do ANBIMA Feed no primeiro trimestre de 2018.

Ampliação de bases de dados

Expandimos a divulgação das nossas estatísticas de:

  • Varejo - detalhamos os dados dos ativos privados com informações sobre o volume investido e o número de clientes em COE e operações estruturadas de box;
  • Private banking - disponibilizamos a consulta do volume alocado em CDB/RDB, DPGE, letras financeiras, operações compromissadas, debêntures, CRIs, LCIs, letras hipotecárias, LCAs, CRAs, COEs, entre outros;
  • Mercado de capitais - nosso boletim passou a conter os dados de ofertas de fundos imobiliários e letras financeiras. Além disso, começamos a oferecer dados de evolução dos CRIs (antes detalhávamos apenas a emissão) para que o mercado acompanhe os resultados do papel ao longo do tempo.

Fez parte do nosso trabalho, ainda, a revisão de metodologias para aprimoramento das bases de dados de mercado de capitais. As informações sobre setores passaram a ser detalhadas em mais um nível: por segmentos. Por exemplo, o setor de transporte e logística terá a abertura pelos segmentos logística, mobilidade urbana, transporte aéreo, transporte aquaviário, entre outros. A metodologia do Ranking de Financiamento de Projetos também passará por modificação para deixar a publicação mais aderente às práticas de mercado.

A partir de maio, todos os movimentos relevantes no mercado passaram a ser retratados na publicação “Em Destaque”. A análise tem a finalidade de apresentar, de forma tempestiva, o que de mais importante impacta os negócios, além de oferecer uma breve análise. Em 2017, foram divulgadas 32 edições.

Precificação

  • Incluímos 111 séries de debêntures na precificação diária e encerramos o ano cobrindo 84% do total de operações negociadas no mercado secundário.
  • Consideramos os dados de ofertas firmes, os chamados calls de debêntures, na hora de dar preço aos ativos. O objetivo foi deixar as estatísticas cada vez mais aderentes às referências de mercado.
  • Iniciamos ainda a revisão metodológica das curvas de crédito privado no mercado secundário por níveis de risco, extraídas a partir das debêntures que precificamos diariamente. Em 2018, as curvas passarão a capturar melhor os movimentos de mercado inerentes a cada uma das faixas de ratings (A, AA e AAA), em função da maior flexibilidade da modelagem.
  • Reunimos esforços para precificar outros ativos privados – CRA e CRI – e contribuir para a padronização dos cálculos para negociação no mercado secundário. No ano, foram aprovadas as premissas envolvidas nos cálculos do preço unitário dos CRAs com características mais simples, aos moldes do que já existe para CRI e debêntures. A divulgação de referências de preços desses ativos será iniciada em 2018.