Lançamos, no final de julho, um novo modelo de competências inspirado em nossos valores, com o objetivo de engajar toda a equipe nesse conceito e formalizar o que já aplicamos no dia a dia. O projeto contou com um programa de capacitação que envolveu desde estagiários até superintendentes. Foram trabalhadas cinco competências com todos os funcionários e sete com as lideranças.
O Programa de Competências foi o maior investimento em treinamento que realizamos nos últimos anos e contabilizou, em média, 16 horas de treinamento por colaborador.
Quais são nossas competências?
nosso desempenho
maturidade nas relações
relações duradouras
Aos gestores somam-se as duas competências de liderança
sempre
da nossa visão
Avaliação de desempenho
GRI 404-3
Eficiente ferramenta para a troca de feedback com os gestores, a avaliação de desempenho é realizada anualmente com por todos os colaboradores e está vinculada ao pagamento da remuneração variável. Entretanto, mais do que isso, é um instrumento de desenvolvimento profissional, afinal cada profissional é o gestor de sua própria carreira.
A avaliação tem três etapas: autoavaliação, avaliação do gestor e reunião de consenso, que é quando funcionário e gestor conversam sobre a aderência entre o comportamento praticado e o esperado.
Além da análise das competências, o desempenho dos colaboradores é medido pelo cumprimento de metas estabelecidas para o ano. É por meio desse processo que avaliamos a contribuição individual para o atingimento dos objetivos traçados para a Associação. As metas são combinadas entre o colaborador e seu gestor, considerando o nosso planejamento estratégico. Elas devem obedecer ao conceito SMART (sigla em inglês para específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo definido) e ter critérios de sucesso bem definidos.