Renovada a dispensa do suitability para o Tesouro Educa+ e o Tesouro RendA+
Diretoria aceitou pedido do Tesouro, e prorrogação tem prazo indeterminadoA nossa Diretoria porrogou, por tempo indeterminado, a dispensa do suitability (análise de perfil de risco de investidores) para a distribuição dos títulos Tesouro Educa+ e Tesouro RendA+. A liberação é válida para as instituições que seguem o nosso Código de Distribuição.
A deliberação anterior tinha validade de um ano e terminaria em março de 2025. Na ocasião, o pedido, feito pela Secretaria do Tesouro Nacional, foi acatado por considerar que a dispensa favoreceria a adesão a esses títulos. Também foi levado em conta que os produtos integram uma agenda pública de fomento ao desenvolvimento da poupança de longo prazo com o objetivo de assegurar renda e educação de pessoas com maior vulnerabilidade financeira.
Considerando a natureza de longo prazo do Tesouro Educa+ e do Tesouro RendA+, as instituições devem incluir alertas aos investidores sobre o potencial risco de perda de rentabilidade caso haja o resgate antes do vencimento.
O que são o Educa+ e o RendA+?
Os títulos foram lançados entre 2022 e 2023 pelo Tesouro Nacional, com objetivo de gerar renda extra mensal para atingir objetivos futuros, com foco na educação e na aposentadoria.
O Educa+ prevê que a família programe o custeio da educação dos filhos, como faculdade e intercâmbio. Após o período de aporte, o investidor terá uma renda extra mensal durante cinco anos.
O RendA+ é um programa de aposentadoria complementar e permite que o investidor programe aportes mensais até mesmo via PIX. Após o vencimento, o resgate será feito em parcelas mensais por 20 anos.