Raio X do Investidor: 90% dos aposentados brasileiros dependem da previdência pública
Nossa pesquisa realizada com o Datafolha mostra que, entre as pessoas que ainda não se aposentaram, caiu o percentual daquelas que esperam precisar do INSS no futuroNove em cada dez aposentados dependem da previdência pública para o próprio sustento, de acordo com a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, nossa pesquisa realizada em parceria com o Datafolha. Entre as demais pessoas desse público, 4% contam com a renda do próprio trabalho e 3% com previdência privada. Já entre quem ainda não se aposentou, 51% acreditam que vão precisar do INSS quando chegarem nessa fase da vida, uma redução de quatro pontos percentuais em relação ao patamar do ano anterior. Os demais entrevistados declararam que esperam depender do próprio salário (22%), de aplicações financeiras (12%) e da previdência privada (6%)
“Muitos esperam não depender, mas quase todos acabam precisando do INSS no momento de se aposentar. Por isso, a educação financeira é tão importante, com a organização do orçamento doméstico pensando também no ‘eu do futuro’ para quem tem condições financeiras de se planejar”, afirma Marcelo Billi, nosso superintendente de Educação.
+ Visite a página especial sobre o Raio X do Investidor e baixe o relatório sobre a pesquisa
Reserva financeira para a aposentadoria
O Raio X do Investidor aponta ainda que, entre os “não aposentados”, 18% começaram uma reserva para a aposentadoria e outros 58% ainda não, mas pretendem. E 24% não começaram e nem pretendem fazê-lo.
Outro achado relevante é que 61% pretendem se aposentar entre os 50 e os 69 anos, patamar semelhante ao do ano anterior (63%). Já outros 6% consideram que só conseguirão se aposentar a partir dos 70 anos, com uma redução de dois pontos percentuais nessa mesma base de comparação.
A pesquisa Raio X do Investidor brasileiro integra a agenda de serviços do ANBIMA em Ação, um conjunto de iniciativas que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024.
Sobre o Raio X do Investidor Brasileiro
Esta é a sexta edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram entre 9 e 29 de novembro de 2022, de forma presencial, com 5.818 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Conheça o ANBIMA em Ação
ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante. Confira cada uma