Plataforma de Pre-Matching do Selic terá novos links de acesso
Instituições deverão utilizar URLs atualizadas a partir de 17 de maioAs instituições que usam a Plataforma de Pre-Matching do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) deverão, em breve, usar novos endereços para acessar o sistema. A mudança será feita em duas fases: a partir de 17 de maio, serão ajustadas as URLs do ambiente de homologação, aquele usado para testar novas funcionalidades. Em 14 de junho, será a vez do ambiente de produção, em que são realizadas as etapas do batimento efetivamente. Confira os novos endereços:
- URLs de homologação: api-pre-matching-hml.rtm.selic.gov.br e pre-matching-hml.rtm.selic.gov.br, válidas a partir de 17 de maio.
- URLs de produção: api-pre-matching.rtm.selic.gov.br e pre-matching.rtm.selic.gov.br, válidas a partir de 14 de junho.
Os endereços antigos, com final selic.rtm, serão desativados nessas datas. Para evitar problemas, sugerimos que as instituições bloqueiem o acesso às URLs antigas após a configuração das novas - para essa etapa de configuração, é possível utilizar as instruções técnicas deste manual.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail informe.selic@bcb.gov.br.
Entenda a mudança
O endereço antigo do Selic era um domínio privado e, segundo a regra estabelecida pelo CAB Fórum (consórcio de autoridades certificadoras), não poderia mais ter sua segurança checada pelos certificadores digitais – aqueles que garantem a segurança do site antes que o usuário se conecte a ele.
Ao acrescentar o final “.gov.br”, o endereço se tornou um domínio público e passou a ser validado por qualquer navegador, sem necessidade de ajustes específicos. A mudança foi feita no site do Selic em abril e agora chegou a vez de ajustar a Plataforma de Pre-Matching. Após a atualização para o novo endereço, todos os navegadores de internet poderão abrir o site.
O que é a Plataforma de Pre-Matching?
É um sistema que realiza automaticamente o batimento das operações definitivas e compromissadas com títulos públicos, substituindo a checagem das informações de compra e venda por e-mail ou telefone. As funcionalidades disponíveis incluem cadastro e consulta dos dados (título, quantidade, valor e informações do comprador/vendedor), especificação e checagem de todas as informações inseridas entre as duas pontas da negociação.