Participe da audiência pública que vai definir as regras de contratação de finfluencers para publicidade
Ainda dá tempo de participar da audiência pública das regras para instituições contratarem influenciadores digitais de finanças para publicidade de produtos de investimento. O prazo para o envio de sugestões termina em 3 de julho.
A minuta é uma atualização do Código de Distribuição de Investimentos.
As regras, que devem ser publicadas no segundo semestre, são voltadas para as insituições e não vão autorregular a atividade do influenciador. O objetivo é dar transparência à relação comercial entre esses players e as instituiçoes financeiras que os contratam.
A proposta pevê que toda publicidade deverá ser informada, por escrito ou verbalmente, pelo influenciador e que a instituição é responsável pelo conteúdo divulgado. O distribuidor também deve garantir que o finfluencer contratado tenha as certificações ou autorizações necessárias caso esteja fazendo a recomendação ou análise de algum produto.
As relações comerciais entre instituições e finfluencers sejam regidas por um contrato, que deve especificar os meios de divulgação, a descrição geral dos produtos divulgados e se eles envolvem uma atividade regulada, como análise ou recomendação, além da remuneração e a vigência.
Participe
Sugestões e comentários devem ser encaminhados até 3 de julho para o email audiencia.publica@anbima.com.br. Não serão consideradas respostas que não tenham relação direta com o escopo abordado na audiência.
A criação das regras faz parte do ANBIMA em Ação, conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024.
Conheça o ANBIMA em Ação
ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.
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