Indústria de fundos tem três grandes desafios para se aproximar dos investidores
Relatório detalha as principais considerações do ANBIMA Debate que discutiu a jornada do investimento em fundosFacilitar o entendimento sobre os fundos, reforçar a coletividade do produto e melhorar a experiência das pessoas ao investir são os três grandes desafios para a indústria aprimorar sua relação com os clientes. Essa foi a conclusão do último ANBIMA Debate, realizado no dia 22 de agosto, em São Paulo. Os detalhes do bate-papo estão no relatório sobre o evento.
+ Confira o relatório completo do ANBIMA Debate sobre a jornada do investimento em fundos
O encontro discutiu os resultados da nossa pesquisa Jornada do Investimento em Fundos. O objetivo do levantamento era avaliar se os brasileiros tinham dificuldade em compreender a classificação dos fundos de investimento, mas, ao longo do trabalho, foi percebido que existem outras questões que dificultam o acesso da população ao produto.
Entre as discussões da mesa-redonda, ressalta-se a importância de facilitar a comunicação sobre o produto. Quando os investidores têm dificuldade em identificar o fundo como produto, uma das causas pode ser o próprio nome: ele soa difícil e é associado a expressões negativas como “fundo do poço” ou “cheque sem fundo”.
A comunicação também auxiliaria nos outros dois desafios encontrados no bate-papo. Explicar que o produto é um grupo de pessoas que se unem para fazer aplicações com um objetivo em comum, entregando seus recursos a um profissional especializado, é uma forma de aproximar os investidores. Além disso, quanto mais simples for a apresentação do produto, utilizando linguagem simples e didática, melhor será a jornada do investidor ao aplicar.
Claudio Sanches, do Itaú-Unibanco, Alenir Romanello, da Caixa, e Aquiles Mosca, coordenador do nosso Grupo Consultivo de Educação discutiram os resultados da pesquisa Jornada do Investimento em Fundos