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Hub ANBIMA: o que você precisa saber sobre a nossa nova plataforma para envio de dados sobre fundos

Estreia será no dia 1 de outubro, mesma data do novo marco regulatório da 175 que introduz as classes e subclasses nos fundos

Em menos de um mês, no dia 1 de outubro, estreia o Hub ANBIMA, nossa nova plataforma para envio de informações sobre fundos de investimento alinhada à Resolução CVM 175.

Ela permitirá que as instituições realizem, entre outras ações, o registro de fundos financeiros e estruturados monoclasse e multiclasses, com ou sem subclasses associadas; altere ou encerre um fundo; emita taxa de análise de registro, adapte um fundo estoque à Resolução 175; envie e reenvie informe de PL e cota e justifique inconsistências.

Ao substituir o Site Fundos, o Hub introduz mudanças relevantes na forma como as instituições reportam suas informações. A plataforma poderá ser acessada pela URL hubanbima.rtm.net.br a partir de seu lançamento e é importante que as equipes de TI  façam os testes necessários para garantir o acesso.

No texto a seguir, trazemos um resumo das principais informações que compartilhamos com as instituições até o momento sobre a plataforma.

Confira:

Piloto
Desde março deste ano, as instituições podem participar dos testes do Hub ANBIMA para se familiarizarem com a plataforma. Já é possível testar as seguintes funcionalidades:

Envio de informações sobre patrimônio líquido e cota (via tela, arquivo e API) para fundos já cadastrados em nossa base (estoque);

Registro de fundos, incluindo fundos monoclasse e multiclasses com ou sem subclasses associadas;

Alteração e encerramento de fundos, tanto os que já integram a base histórica da plataforma como aqueles que venham a ser registrados;

Consulta de fundos cadastrados e suas informações.

Caso a sua empresa ainda não esteja inscrita no piloto e queira participar, bastar clicar aqui e preencher o formulário.

Informe de PL e cota
Para realizar o envio do informe, é preciso considerar as regras da nova estrutura de códigos de fundos da ANBIMA, que estão descritas neste material. Nele, é possível conferir como deve ser feito o de-para do código atual para o novo.

Para quem está participando do piloto, é importante lembrar que os informes devem ser enviados no nível da classe ou subclasse, se ela existir, uma vez que, no ambiente de homologação, todos os fundos, independentemente de já estarem ou não adaptados à Resolução 175, seguem essa estrutura.

Cadastro de eventos societários
Em 1 de outubro, teremos novos processos para cadastro de eventos societários Dependendo do tipo de operação – incorporação, cisão ou fusão, por exemplo – a ser cadastrada, a instituição deverá realizar ações de registro, alteração e/ou encerramento do fundo pela plataforma. Para entender o processo, acesse as páginas 8 e 9 deste manual.

Lá, você também encontra informações sobre como proceder para os casos de transferência de classe entre fundos ou de subclasse entre classes. Nessas situações, o processo acontece fora do Hub ANBIMA, por e-mail.

Transição
Com a proximidade da entrada em operação do Hub ANBIMA, ocorrerão mudanças nos processos de envio de dados pelo Site Fundos entre os dias 21/09 e 17/10, conforme descrito abaixo. Fique atento ao cronograma:

21/09 - O Site Fundos deixa de receber novos protocolos de registros, alterações e encerramentos de fundos. Solicitações que surgirem após essa data deverão ser realizadas pelo Hub ANBIMA a partir de 1/10.

Ainda nesta data, solicitações que estiverem em rascunho no Site Fundos serão apagadas.

26/09 - Este é o limite para as instituições corrigirem os protocolos de registros, alterações e encerramentos apontados com erros. Se isso não for feito, esses protocolos serão excluídos e deverão obrigatoriamente serem recadastrados no Hub ANBIMA a partir de 1/10.

30/09 - Neste dia, o prazo para envio de informes de dados de PL e cota será até às 13h59 (horário oficial de Brasília). Após esse horário, o Site Fundos permanecerá bloqueado para o envio de dados de PL e cota e essas informações precisarão ser enviadas pelo Hub ANBIMA a partir de 1/10.

08/10 - As instituições terão até esta data (6º dia útil do mês) para enviar registros, alterações ou encerramentos de fundos para que façam parte das nossas publicações (rankings, estatísticas e relatórios) com competência de setembro.

17/10 - Devido ao congelamento de cadastro, o prazo para envio dos formulários de Segmento de Investor, Estatística de Varejo e Ranking Global foi postergado para 17/10 (13º dia útil do mês). Demais formulários não sofrerão alteração na data de envio.

Ressaltamos que o envio dos formulários continuará sendo feito pelo Site Fundos. Confira os novos modelos que deverão ser utilizados a partir de 1/10.

Por conta das mudanças nas datas acima, nossas seguintes publicações poderão ser divulgadas em até 10 dias da data original:
 

  • Boletim de fundos de investimento
  • Estatística de Fiagro
  • Ranking de gestores de fundos de investimento
  • Ranking global
  • Ranking de administradores de fundos de investimento
  • Matriz de probabilidade de resgate


O consolidado diário de fundos de investimentos e demais publicações serão divulgados em suas datas habituais.

Manuais

Para garantir uma navegação tranquila pelo Hub ANBIMA, recomendamos a leitura dos manuais abaixo. Eles trazem instruções detalhadas de como utilizar a plataforma:

Manual do usuário do HUB ANBIMA para registro, alteração e encerramento de fundos

Manual de procedimento para cadastro de fundos de investimento. Como complemento a esse material, também disponibilizamos uma planilha atualizada dos campos de cadastro dos fundos.

Manual de procedimentos para envio de informes (PL e cota)

Ficou com dúvidas?
Entre em contato com a gente pelo e-mail suporte.hubanbima@rtm.net.br.

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