Guia técnico do agronegócio sugere informações mínimas para análise do produtor rural
Objetivo da ferramenta é simplificar o processo de avaliação de risco e fomentar o créditoPara aproximar ainda mais o mercado de capitais do agronegócio e fomentar o crédito privado, lançamos um guia técnico para estruturadores de títulos com indicações de informações mínimas para análise do produtor rural.
A publicação tem o objetivo de padronizar as informações solicitadas para dar agilidade e
mais clareza a operações no mercado de capitais que contem com o produtor rural como originador dos créditos.
>>> Acesse o Guia Técnico do Agronegócio de Informações Mínimas para Análise do Produtor Rural
Dividido em três partes, o documento sinaliza quais dados devem ser demandados sobre o produtor, a propriedade, o negócio, a produção e o quadro safra e também as informações financeiras necessárias, o que inclui eventuais dívidas com bancos, no mercado de capitais e junto aos fornecedores de insumos, além dos seguros contratados.
As informações sugeridas foram consideradas como mínimas para uma análise de risco consistente. Essa padronização deve facilitar não apenas a análise comparativa entre as operações mas também o acesso a essas informações, já que serão solicitadas por todos os estruturadores. Isso se refletirá em melhores condições de negócios, com um processo célere e produtivo para todos os agentes envolvidos.
Vale destacar que as melhores práticas indicadas na publicação não devem ser interpretadas de forma a contrariar, mitigar ou se sobrepor a nenhum normativo contido na legislação, regulação e autorregulação aplicáveis aos mercados financeiro e de capitais.
O guia é uma das iniciativas da Agenda de Desenvolvimento de Mercado do ANBIMA em Ação relacionadas ao agronegócio, que englobam ainda um grupo de trabalho voltado para o tema, o diálogo constante com reguladores, Executivo e Legislativo para contribuir com melhorias no âmbito regulatório, rodadas de conversas com emissores, investidores, federações e cooperativas de crédito do agro para entender os gargalos específicos de cada um e como podemos tornar os produtos mais acessíveis e atrativos e o apoio e a participação em eventos voltados para agentes do mercado e produtores rurais.
Saiba mais sobre o ANBIMA em Ação
O ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para o biênio 2023/2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Estruturante, Serviços e Desenvolvimento de Mercado.