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Confira as certificações indicadas para cada tipo de influenciador de finanças

Associação incentiva os finfluencers a buscarem capacitação para oferecer conteúdo de mais qualidade para seguidores

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Criamos um manual para sugerir certificações disponíveis no mercado para que influenciadores possam aprimorar seus conhecimentos. O Tá na Rede: manual ANBIMA de melhores práticas para finfluencers, lançado recentemente pela Associação, também reúne indicações de outros conteúdos educacionais, que podem contribuir com o aperfeiçoamento desses profissionais. A iniciativa faz parte da agenda de Serviços do ANBIMA em Ação, conjunto de iniciativas que elegemos como prioritárias para 2023 e 2024. 

+Confira o manual na íntegra 

"Os influenciadores sabem da importância das certificações, afinal elas são uma forma de distinção. Mas nem todos os finfluencers têm a clareza de qual habilitação devem ter para o tipo de conteúdo que produzem. O Tá na Rede resolve esse gap, indicando as certificações recomendadas para cada atividade”, diz Amanda Brum, nossa gerente-executiva de Comunicação Marketing e Relacionamento com Associados

As certificações atestam a qualificação de profissionais que atuam no mercado financeiro e podem ser mais ou menos complexas a depender da atividade exercida. Para os influenciadores de finanças, especificamente, as certificações são indicadas com base no conteúdo que publicam e em como se apresentam aos seguidores. O manual considera produtores de conteúdoinvestidores independentestradersanalistas e assessores de investimento – categorias que representam cerca de 70% do universo de finfluencers no país. 

Aos produtores de conteúdos e investidores independentes, que não têm as atividades reguladas, recomendamos, no mínimo, a CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20), exigida para profissionais que atuam com distribuição de produtos em agências bancárias, e plataformas de atendimento para segmentos de alta renda. 

Mas o ideal é os produtores de conteúdo possuam habilitações como a CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento), que os habilita a atuar como especialistas financeiros, ou o CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento), emitido pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais do Brasil), para que possam fazer análises. Essas atividades só podem ser realizadas por profissionais que possuam essas certificações. Outra sugestão da ANBIMA é a CFP (Certified Financial Planner) da Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), indicada para os planejadores financeiros. 

Aos traders, a indicação mínima é o PQO (Programa de Qualificação Operacional), certificação da B3 em parceria com a Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores). Ela é indicada para profissionais das áreas de operações, compliance, risco, back office, comercial, custódia, liquidação e cadastro de clientes.  

Já os influenciadores que atuam como analistas e os assessores de investimentos, que têm suas atividades reguladas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), respectivamente, devem ter obrigatoriamente a CNPI e a AI (Assessor de Investimento), da Ancord. Para complementar a capacitação, as indicações ideais para estes últimos são a CEA e CFP. 

Listamos ainda uma série de outras certificações para que influenciadores se aperfeiçoem em uma área de conhecimento especifico, como a Caia, da CAIA Association, uma habilitação internacional voltada para os profissionais que atuam com investimentos alternativos, como fundos imobiliários, produtos estruturados e derivativos, entre outros; a CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão), para quem tem interesse em atuar no segmento de gestão de recursos de terceiros; a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), que permite a gestão de recursos em fundos de renda fixa, ações, cambiais, multimercados, carteiras administradas e ETFs (Exchange Traded Funds); e também a CGE(Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados), voltada para quem quer gerir FIDCs (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), fundos imobiliários, FIPs (Fundos de Investimento em Participações) e ETFs. 

“Não estamos exigindo que esses influenciadores tirem certificações e nem criando uma certificação específica para eles. Recomendamos as que já existem para determinados tipos de finfluencers", afirma Amanda Brum. "É importante observar que as empresas que contratam finfluencers passam a exigir cada vez mais que seus parceiros tenham essas qualificações. Afinal as instituições estão submetidas às regras do mercado e podem ser punidas em caso de descumprimento”, completa a executiva. 

Além disso, o manual indica cursos gratuitos da ANBIMA e de outras entidades, como a B3 e a CVM, com temas que vão desde os fundamentos da economia até investimentos ESG (fatores ambientais, sociais e de governança), que também podem contribuir para a formação profissional dos influenciadores. 

Tá na Rede 

Criado em parceria com o Think Tank de Comunicação e Marketing da ANBIMA, que reúne os responsáveis por essas áreas em instituições associadas, o Tá na Rede é gratuito e online e atende a uma demanda dos próprios influenciadores, que pediram mais clareza em relação às regras de publicidade no setor financeiro. O manual consolida em um único lugar, em uma linguagem didática, a regulação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), e as autorregulações da ANBIMA e da BSM, que supervisiona os participantes da B3. 

“As instituições também nos pediram um manual que pudessem compartilhar com os seus parceiros na divulgação de produtos e serviços. Com a publicação desse material, a gente atendeu a duas demandas do nosso ecossistema, além de beneficiar o investidor. Afinal, a circulação de informação confiável e de qualidade sobre investimentos o torna mais preparado para identificar eventuais golpes e conflitos de interesse”, explica Brum.

 

Conheça o ANBIMA em Ação

Essa iniciativa faz parte do ANBIMA em Ação, conjunto das principais atividades da Associação para 2023 e 2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA. Confira aqui as nossas quatro grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.

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