ANBIMA revoga adesão da Vanquish ao Código de Gestão e Administração de Recursos de Terceiros
A ANBIMA cancelou a adesão da Vanquish Asset ao Código de Gestão e Administração de Recursos de Terceiros, o que impede a gestora de utilizar o selo de autorregulação da ANBIMA em seu site e em materiais publicitários.
A decisão veio após a Justiça de São Paulo julgar procedente um recurso da Associação contra ação da Vanquish que pedia pela permanência do uso do selo ANBIMA. A 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo reformou a decisão da sentença de primeiro grau que aceitou os pedidos iniciais da gestora.
Histórico
A asset pedia pelo cancelamento da revogação de sua adesão ao código, que ocorreu, em 2023, em função de alteração relevante no quadro societário da instituição. A nossa autorregulação determina que mudanças no cadastro das empresas devem ser informadas à Associação e submetidas à avaliação.
Na época, foi dado à Vanquish o direito de se pronunciar ao longo da análise da alteração cadastral, mas, após reuniões com representantes da instituição, o nosso Conselho de Ética manteve o cancelamento. Em 19 de setembro de 2023, foi formalizada a retirada da asset do quadro de aderentes aos códigos da Associação. Após recorrer à justiça contra a decisão do Conselho, a gestora ganhou em primeira instância e retornou ao quadro de aderentes da ANBIMA em fevereiro de 2024.