ANBIMA lança Rede ANBIMA de Inovação
Organismo conecta profissionais do mercado à comunidade de inovação para apoiar as instituições a explorar tendências e tecnologias emergentesLançamos a Rede ANBIMA de Inovação nesta quinta-feira, 20, em um evento com mais de 340 participantes. O encontro marca o início oficial das atividades da Rede, idealizada como um ambiente colaborativo e dinâmico que conecta profissionais de todo o mercado à comunidade de inovação com o objetivo de apoiar as instituições a explorarem tendências e tecnologias emergentes. As primeiras inovações a serem trabalhadas serão tokenização e inteligência artificial generativa.
Assim como acontece em nossas outras redes, a Rede ANBIMA de Inovação não será um organismo fechado para associados: ela trará especialistas em inovação e acadêmicos para incentivar a colaboração entre diversas esferas, a troca de experiências e a construção de conhecimento.
“As redes são abertas à participação e à contribuição de variados stakeholders. Essa pluralidade é a chave para tratarmos de assuntos capazes de impactar tão fortemente a indústria de investimentos”, disse Carlos André, nosso presidente, na abertura do evento. “Sabemos que a transformação digital é uma jornada contínua, e queremos reforçar o papel da ANBIMA como aliada do mercado nesse processo.”
A Rede é uma iniciativa que faz parte da agenda estruturante do ANBIMA em Ação, conjunto das principais atividades da Associação para 2023 e 2024. Ela atende a uma demanda dos associados por uma curadoria de tendências e um olhar atento sobre tecnologias de alto impacto para o mercado de capitais. Nasce sob três pilares: curadoria de tendências, conexão entre o mercado e o ecossistema de inovação e desenvolvimento de soluções para a indústria de investimentos.
Projetos 2024
Na frente de tokenização, o principal projeto busca discutir como impulsionar a negociação de ativos tokenizados no Brasil conectando o mercado de capitais ao ambiente do Drex. O projeto, inspirado no formato do próprio Piloto Drex, segue também a premissa de Open Finance, que visa a padronização de protocolos e a interoperabilidade entre blockchains, dois conceitos importantes para permitir que diversos atores e ecossistemas sejam conectados ao Drex.
“É a chance de construir uma infraestrutura que torne o nosso mercado mais barato e reforce a importância da democratização do investimento, de forma a potencializar e facilitar a inovação para que a gente tenha um mercado cada vez mais forte”, afirmou Eric Altafim, nosso diretor, durante o evento de lançamento.
Já na frente de IA, haverá duas trilhas de conhecimento. Uma delas se chama Discovery IA e é específica para a indústria de fundos. Trata-se de um programa em que cerca de 30 gestoras de recursos selecionadas discutirão desafios e idealizarão uma solução em IA para o setor. A segunda trilha de conhecimento, chamada Jornada de Inteligência Artificial, é aberta a todo o mercado e contempla uma série de ações que visam ajudar as instituições financeiras a compreenderem e a adotarem a IA em seu dia a dia. Inclui estudos, workshops, treinamentos, masterclasses e apresentação de startups e cases.
Como participar
A adesão aos diferentes projetos da Rede ANBIMA de Inovação está sendo feita por meio de convites, com foco em profissionais de instituições associadas à ANBIMA. Conforme o grupo amadurecer, ele envolverá diversos stakeholders, incluindo empresas de tecnologia, startups e acadêmicos. Já a Jornada de Inteligência Artificial é aberta a todos, basta preencher o formulário para saber das próximas atividades. "Ao ampliar a interlocução com outras organizações e especialistas do mercado, assumimos de forma conjunta o compromisso de preparar o setor para os desafios tecnológicos do futuro, mantendo um olhar atento sobre tecnologias e tendências de alto impacto para o mercado de capitais”, afirma André.
Conheça o ANBIMA em Ação
Essa iniciativa faz parte da agenda estruturante do ANBIMA em Ação, conjunto das principais atividades da Associação para 2023 e 2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA. Confira aqui as nossas quatro grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.