ANBIMA lança código de conduta ética para profissionais do mercado financeiro
Material tem foco educativo e consolida os principais conceitos éticos esperado por quem deseja atuar no segmentoEstamos lançando o Código de Conduta Ética para profissionais que possuem ou desejam conquistar uma das certificações da ANBIMA. As regras começam a valer a partir de janeiro de 2026.
O documento faz parte do nosso compromisso contínuo de impulsionar a qualificação de quem atua nos mercados financeiro e de capitais. O material foi construído de forma simples e é dividido em nove princípios éticos.
O texto trata da conduta profissional, gestão de conflitos de interesse, proteção de informações confidenciais e promoção de práticas de mercado justas e transparentes.
Assim, o Código é referência para a tomada de decisões éticas no dia a dia de trabalho. Ele ajuda a garantir que todos as pessoas certificadas e quem se candidata para um exame da ANBIMA mantenham um alto padrão de ética e profissionalismo, o que é essencial para a manutenção da credibilidade do setor financeiro e para a proteção dos interesses dos investidores.
Próximos passos:
A adesão será gradual. A partir de hoje, passa a ser obrigatória a quem vai se inscrever nas provas da ANBIMA. Ainda em 2024, todas as pessoas com certificação válida serão chamadas para assinar digitalmente o documento.
Em breve, lançaremos um anexo com as obrigações e punições que serão aplicadas a partir de janeiro de 2026.
Dúvidas podem ser enviadas para certificacao@anbima.com.br.
+Saiba mais sobre as mudanças nas certificações ANBIMA
ANBIMA em Ação
Essa iniciativa integra a agenda de serviços do ANBIMA em Ação, conjunto das principais iniciativas da Associação para 2023 e 2024. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA. Confira as nossas quatro grandes agendas de trabalho: Centralidade do Investidor, Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.