ANBIMA integra Comitê Consultivo da Taxonomia Sustentável Brasileira
Associação é uma das 18 organizações selecionadas pelo Ministério da FazendaA ANBIMA foi selecionada pelo Ministério da Fazenda para integrar o Comitê Consultivo que debate a Taxonomia Sustentável Brasileira com o governo federal. O grupo é formado por 18 organizações e a as atividades começarão em breve.
A taxonomia sustentável será um sistema de classificação para definir as atividades ou projetos que são considerados sustentáveis no nosso país de acordo com as prioridades e objetivos definidos. A expectativa é que ela integre particularidades locais e tenha interoperabilidade com outras taxonomias internacionais.
Um dos principais objetivos da taxonomia é trazer comparabilidade e padronização para as atividades econômicas, contribuindo para atrair investimentos públicos e privados, de capital local ou internacional, necessários para enfrentar os principais desafios socioambientais do Brasil.
Saiba mais sobre o projeto de Taxonomia Sustentável no site do Ministério da Fazenda.
Histórico
Em 2023, enviamos contribuições de mais de 170 integrantes da Rede ANBIMA de Sustentabilidade para a consulta pública do Ministério da Fazenda sobre a taxonomia. Nossa participação na consulta pública foi citada na apresentação sobre o plano de implementação da agenda na COP 28, em Dubai, por Cristina Reis, subsecretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo. Confira o vídeo do painel.