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A terceira edição do relatório FInfluence – Quem fala de investimentos nas redes sociais confirma o protagonismo dos influenciadores digitais na difusão da educação financeira no Brasil. Juntos, os 255 perfis monitorados somavam 94,1 milhões de seguidores em junho de 2022, um crescimento de 27% em relação aos 74 milhões da primeira versão da pesquisa, em fevereiro de 2021.
Com este novo estudo, a ANBIMA, em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados), avança no entendimento sobre como funciona esse universo, apresentando insights valiosos para as estratégias de negócios e de marketing do mercado financeiro.
Nesta página especial, você confere algumas descobertas do estudo. Para se aprofundar no assunto é só baixar o relatório completo.
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RANKING Ranqueamos os 10 principais influenciadores digitais de investimentos a partir de uma metodologia criada exclusivamente para medir a importância desses personagens. Analisamos as diferentes redes sociais e calculamos a popularidade (seguidores), o comprometimento (volume de publicações) e engajamento médio (interações médias), levando em consideração critérios relacionais de autoridade e articulação das redes ativas de cada influenciador.
As estatísticas consideram apenas os dados públicos, excluindo números de engajamento e audiência privados, que podem ser acessados somente pelo dono do perfil. A metodologia completa, incluindo a fórmula utilizada, pode ser conferida na página 73 do relatório.
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TIPOS DE INFLUENCIADORES Os influencers foram divididos em 11 categorias, de acordo com o conteúdo produzido e a forma como se declaram aos seguidores. O engajamento médio aumentou em sete tipologias, enquanto o alcance cresceu em nove. Cinco tipologias se destacam pela maior média de interações e, juntas, representam 51% dos conteúdos analisados.
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PRODUTOS MAIS FALADOS Foram feitas 52,8 mil menções a produtos de investimento. A média de interações nesses vídeos e postagens foi cerca de 23% maior do que a de engajamento geral do relatório considerando todos os tipos de publicações. Enquanto a renda variável lidera a preferência dos influenciadores, o público se mostrou 207% mais engajado com posts sobre produtos de renda fixa.
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REDES SOCIAIS PREFERIDAS
Assim como nas duas primeiras versões do relatório, o Twitter segue imbatível na preferência dos influenciadores e responde por dois terços das publicações. Na média de engajamento, houve crescimento nas quatro mídias sociais, com o YouTube mantendo com folga a liderança. Os influencers também ampliam o escopo e miram audiências mais jovens, com 74 dos 255 monitorados ativos também no TikTok.
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TIKTOK Entramos na bolha do TikTok: dos 255 influenciadores observados nas outras mídias sociais, 29% (ou 74) estão na rede chinesa. Como a plataforma não autoriza o monitoramento por robôs, foi feito um olhar qualitativo em que procuramos os players que já monitoramos nas demais redes sociais. Os conteúdos mais visualizados são sobre finanças pessoais e educação financeira, mas outros temas também foram bastante citados: #Dinheiro, #Investimentos, #BolsaDeValores, #DayTrade e #SouScalper.