Após a fusão da BM&FBovespa com a Cetip, em março de 2017, a B3 passou a concentrar as parcerias e os diálogos que mantínhamos com ambas as instituições. Somos membros das seguintes câmaras consultivas da B3: do Novo Mercado; de Listagem da Bolsa; do Mercado Imobiliário; e de Estatais. Participamos do Cise, órgão máximo de governança do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), e do Grupo de Trabalho de Renda Fixa. Além disso, representantes da B3 participam de nossos comitês e subcomitês para discussão de pleitos e sugestões de ajustes operacionais. Interagimos também com a BSM (BM&FBovespa Supervisão de Mercados), participando de discussões sobre tendências de mercado em termos de compliance e analisando estudos de casos sobre manipulação de mercado. Em 2017, participamos de workshop para apresentação do novo sistema para registro de informações dos fundos estruturados, lançado em junho.
Somos parceiros da entidade no Código de FIP, que estabelece as melhores práticas para os integrantes deste mercado. Supervisionamos as instituições participantes, enquanto a ABVCAP consolida a base de dados desses fundos. Em 2017, discutimos a reformulação do código e apresentamos a atualização da base de dados da indústria de private equity e venture capital no Brasil.
Nossa parceria com a entidade prevê a troca de informações e a elaboração de projetos para aprimorar a regulação para os investidores. Fazemos parte do seu Conselho de Autorregulação e, em 2017, participamos de painel no 38º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão.
Nossa área de Supervisão se reúne periodicamente com a entidade para troca de informações. Em 2017, discutimos, em conjunto com a B3, a viabilização do CCS (Cadastro de Clientes do SFN) e a elaboração de documento sobre os processos para bloqueios, desbloqueios, transferências de ativos e/ou valores mobiliários nas plataformas da B3 para atender ao BacenJud.
Temos um convênio com a CFA Society Brazil na área de educação. A partir de 2018, os profissionais CFA (Chartered Financial Analyst) poderão realizar prova com conteúdo reduzido para obter a CGA (Certificação de Gestores ANBIMA).
Participamos de reuniões da Comissão de Investimentos da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), assim como dos grupos de trabalho que discutem parâmetros do proponente qualificado, o processo de suitability e os demais temas regulatórios da agenda conjunta.