Uso do Pre-matching passa a ser obrigatório para o batimento das operações com intermediação em lote
Medida passa a valer a partir do dia 24 de abril
No próximo dia 24, o uso do Pre-matching será obrigatório para todos os participantes do Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) para o batimento das operações de intermediação com mais de um vendedor/comprador (“um para N” ou “N para um”). A partir desta data, não será mais possível registrar a intermediação em lote na IOS (Interface Operacional do Selic), que será desativada.
A funcionalidade já está disponível nos ambientes de produção e homologação do Pre-matching. No dia 7 de abril, a intermediação em lote será desativada no ambiente de testes.
Próximas etapas
Em agosto, os leilões do Tesouro serão integrados ao Pre-matching, e, a partir disso, liquidações fracionadas somente serão aceitas com o uso da plataforma. O registro de comandos diretamente no Selic será possível somente para liquidação da quantidade total do leilão. A partir de outubro, será a vez do batimento da liquidação de operações definitivas, à vista e a termo, entre participantes distintos. Por fim, em dezembro, as instituições também deverão usar o Pre-matching para fazer a checagem de dados das operações definitivas com seus clientes.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a Surem (Subdivisão de Relacionamento com o Mercado) pelo e-mail informe.selic@bcb.gov.br ou pelos telefones 0800 200 1054 ou 21 3506 8969 ou 21 2114 7469.
O que é a plataforma Pre-matching?
É uma ferramenta que possibilita a checagem automática das informações de compra e venda das negociações com títulos públicos (também conhecida como batimento das operações). A plataforma poupa tempo das instituições, que antes precisavam fazer esse processo por telefone ou por e-mail.
O Pre-matching gera os comandos das operações, mas não efetua o registro no Selic – o lançamento é responsabilidade das instituições por meio do envio de mensagens pela RSFN (Rede do Sistema Financeiro Nacional) ou pela IOS.
Saiba mais sobre o Selic
O Selic é a infraestrutura do mercado financeiro brasileiro para a compra e venda de títulos públicos federais. É nele que ficam custodiados os papéis emitidos pelo Tesouro Nacional e que, praticamente, todas as operações com esses títulos são registradas e liquidadas em tempo real. O Selic é operacionalizado pelo Demab (Departamento de Operações de Mercado Aberto do Banco Central), em parceria com a ANBIMA há mais de 40 anos.