Trabalho conjunto entre ANBIMA e CVM visa trazer mais transparência para carteiras de fundos que investem no exterior
A partir de 24 de outubro, os gestores poderão enviar para ANBIMA informações das carteiras dos seus fundos que investem no exterior. Com foco em aumentar a transparência, estamos construindo uma base de dados com ativos das carteiras destes produtos. No primeiro momento, será uma fase de testes com participação voluntária para que o mercado se adapte ao novo reporte. A iniciativa integra a Agenda de Serviços do ANBIMA em Ação, um conjunto de iniciativas que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024.
“A CVM flexibilizou, em alguma medida, o investimento dos fundos no exterior na Resolução 175, mas deixou claro que precisa de mais transparência na composição das carteiras. Por isso, estamos trabalhando na base de dados para que o regulador tenha a visibilidade total das carteiras”, explica Pedro Rudge, nosso vice-presidente.
O projeto piloto estará vigente por três meses. O envio deverá ser feito pelo ANBIMA Input, nossa plataforma de recebimento de dados, sempre entre o 16º dia útil e último dia útil de cada mês.
Deverão ser reportadas as posições detidas por fundos de investimento offshore que sejam investidos pelos fundos brasileiros e que tenham influência do gestor local.
Após a fase de testes, o envio de dados será obrigatório para todos os gestores aderentes ao Código de Gestão e Administração de Recursos que investem em fundos no exterior e detenham influência, direta ou indireta, nas decisões de investimento.
Em breve, vamos compartilhar um manual completo com passo a passo de como enviar os dados na ferramenta. A iniciativa integra a agenda de Desenvolvimento do Mercado do ANBIMA em Ação, conjunto de atividades que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/24.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: dadosinvestimentonoexterior@anbima.com.br
Conheça o ANBIMA em Ação
ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante.