Susep abre audiência pública para implementação do open insurance
Sistema de compartilhamento de dados da indústria de seguros terá três fases e a primeira começa a valer em dezembro
O open insurance vem aí: a Susep (Superintendência de Seguros Privados) abriu uma audiência pública, no dia 22 de abril, para regulamentar o compartilhamento de dados da indústria de seguros. A minuta traz as diretrizes para a estrutura inicial de governança do sistema e pode receber sugestões até dia 21 de maio.
O projeto terá três fases. Na primeira, serão disponibilizados dados públicos sobre canais de atendimento das seguradoras e de produtos de seguro, previdência complementar aberta e capitalização disponíveis para os clientes. Qualquer pessoa poderá consultar as informações. A previsão é que essa fase entre em vigor no dia 15 de dezembro de 2021.
+ Confira a minuta da Susep na íntegra
As outras duas etapas passam a valer ao longo de 2022 e de 2023. Elas envolvem o compartilhamento dos dados privados dos consumidores, sempre com autorização deles, entre as seguradoras e a integração com o open banking, do Banco Central. A quarta fase do projeto do BC, inclusive, trata do compartilhamento de dados de produtos e serviços de câmbio, investimentos, contas-salário e seguros.
A supervisão do sistema também será feita por uma estrutura de governança com níveis estratégico, administrativo e técnico, formada por membros indicados pelo próprio mercado de seguros.