Selic inaugura novo escritório no Banco Central
Evento de inauguração reuniu autoridades do BC e membros da diretoria da ANBIMANesta sexta-feira, o Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) celebra mais uma conquista: a inauguração de um novo escritório dentro do edifício do Banco Central, no Rio de Janeiro. Responsável pelo registro e liquidação de títulos públicos do Tesouro Nacional, o sistema é operacionalizado pelo Demab (Departamento de Operações do Mercado Aberto) do BC em conjunto com a ANBIMA há mais de 40 anos.
“Este momento é de celebração, para inauguração de novos tempos. O Selic ajudou a construir os pilares do Sistema Financeiro Nacional, estabelecendo bases seguras para o seu desenvolvimento. E ele não será menos relevante para o futuro, considerando a importância que o sistema tem para a agenda de inovações e aperfeiçoamentos dos mercados domésticos no Brasil”, relembrou Bruno Fernandes, chefe de política monetária do BC, durante evento de inauguração do escritório.
Carlos André (esquerda) e Bruno Fernandes (direita) em evento de inauguração do novo escritório do Selic
A comemoração reuniu funcionários do Selic e membros do BC, do Demab e da diretoria da ANBIMA. Todos puderam conhecer os ambientes, que foram projetados para incentivar a colaboração, a convivência e a inovação. Também foram criados dois espaços para dar ênfase às importantes contribuições do sistema à economia brasileira: em um deles, há telas que mostram o número de instituições financeiras que participam do Selic e o número de operações realizadas no sistema; no outro ambiente, a história do Selic foi gravada nas paredes, destacando os principais acontecimentos desde 1974.
Novo espaço mostra nas paredes a história do Selic e números que demonstram o tamanho e importância do sistema para o país
“O Selic é hoje um dos sistemas de liquidação e custódia mais modernos do mundo, e nós nos orgulhamos de fazer parte da sua história”, destacou Carlos André, nosso presidente. Para acompanhar a ampla agenda de inovação do BC, o Selic está desenvolvendo novas soluções para o mercado, como a Plataforma Pre-matching e o Selic Conecta. O escritório foi projetado pensando justamente em reforçar a flexibilidade e a inovação como valores importantes para a equipe, por isso conta com ambientes adaptáveis para diferentes situações da rotina de trabalho. “Sabemos que os desafios colocados ao Selic para os próximos anos não são triviais. E a ANBIMA, como parceira, está à disposição para dar o suporte necessário nessa jornada de inovação”, afirmou Carlos André.