<img height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=1498912473470739&amp;ev=PageView&amp;noscript=1">
  • Empresas fiscalizadas.
  • Trabalhe Conosco.
  • Imprensa.
  • Fale Conosco.

Notícias

Raio X do Investidor: número de pessoas que aplica em produtos financeiros dispara na Geração Z

Mais jovens são menos “apegados” à poupança e dependem menos de gerentes e especialistas para a tomada de decisão sobre o dinheiro, aponta pesquisa

header noticias_anbima_em_acao_1200x250.png

O percentual de brasileiros que investem em produtos financeiros cresceu em todas as faixas etárias, com destaque para a geração Z (16 a 25 anos), segundo a 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro. A pesquisa, realizada em parceria com o Datafolha, mostra que houve aumento de oito pontos percentuais, com o número de investidores passando de 26%, em 2021, para 34% das pessoas desse grupo em 2022. 
 

Sobre os tipos de investimentos, a caderneta de poupança ainda é o produto mais citado em todas as faixas etárias, porém em patamares bem diferentes, chegando a 31% na geração X (41 a 60 anos) e a 30% entre os boomers (61 a 75 anos). Já entre a geração Z, o percentual atingiu apenas 16%, com os mais jovens com mais apetite que os outros estratos geracionais para aplicar em moedas digitais e ações.
 

“Os jovens estão aprendendo o que é volatilidade e a assumir riscos. As gerações mais novas podem se arriscar mais porque contam com o fator tempo a seu favor para recuperar eventuais perdas e lidar com as consequências das suas decisões”, afirma Marcelo Billi, nosso superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação.


Sobre a principal vantagem de aplicar o dinheiro em produtos financeiros, a pesquisa mostra que o retorno aparece em primeiro lugar para os investidores da geração Z, com índice de 37% em 2022, seguido de segurança financeira com 35%. No ano anterior, a ordem era a inversa. Para as demais gerações, a segurança, com a possibilidade de conseguir juntar uma reserva financeira, continua aparecendo no topo, chegando a 50% na geração X.

+ Visite a página especial sobre o Raio X do Investidor e baixe o relatório sobre a pesquisa
 

Principal meio para decidir o melhor produto financeiro para investir 

Outro dado importante apontado no levantamento é que os jovens estão cada vez menos dependentes da figura do gerente ou assessor/especialista em investimento. Quando questionados sobre o principal meio para decidir qual o melhor produto financeiro, a geração Z é a que menos se interessa ou confia em buscar, presencialmente, informações com esses profissionais, com essa opção aparecendo em apenas 8% das respostas do grupo. Se a orientação for a distância (por telefone ou online), o índice é de 4%. Suas principais fontes são sites de notícias e amigos e parentes, com percentuais de 21% cada. Os influenciadores de finanças continuam exercendo um papel importante, repetindo em 2022 os 12% registrados no ano anterior. Já para as gerações a partir de 26 anos, a orientação com gerentes e assessores/especialistas pessoalmente ainda aparece com índices altos. 


Na hora de investir, a digitalização ganha cada vez mais espaço entre os jovens. Tanto a geração Z (64%) quanto os millennials (26 a 40 anos) (57%), apresentaram percentuais bem acima da média da população (43%) na preferência pelo aplicativo do banco para fazer suas aplicações em 2022, como já havia sido observado em 2021. Já a geração X, os boomers e os 76+ têm ainda como escolha principal a ida pessoalmente ao banco.


Destino dado para as aplicações
A casa própria está no radar de todas as gerações e em destaque em três delas. Quando questionados sobre o destino que darão ao retorno das aplicações, a população dos 16 aos 60 anos -- gerações Z, millennials e X -- concorda que, em primeiro lugar, o dinheiro será usado para a compra de um imóvel. Já para os mais velhos, de 61 anos em diante, manter o dinheiro aplicado para emergências e ter estabilidade financeira é o mais importante.
 
Na geração Z, o desejo pela compra de um veículo aparece em segundo lugar, seguido de manter o dinheiro aplicado e, logo depois, educação, com o objetivo de fazer um curso, por exemplo.  Para a população com 76 anos ou mais, aparecem em destaque as atividades de lazer/viagens (18%) e deixar para os filhos (17%), ambos com o maior percentual entre todas as gerações.

A pesquisa Raio X do Investidor brasileiro integra a agenda de serviços do ANBIMA em Ação, um conjunto de iniciativas que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024. 


 

Sobre o Raio X do Investidor Brasileiro
Esta é a sexta edição da pesquisa Raio X do Investidor, realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram entre 9 e 29 de novembro de 2022, de forma presencial, com 5.818 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa integra a agenda de serviços do ANBIMA em Ação, um conjunto de iniciativas que elegemos como prioritárias para o biênio 2023/2024. 

Conheça o ANBIMA em Ação
ANBIMA em Ação é o conjunto das principais iniciativas da Associação para este e o próximo ano. Esse planejamento estratégico foi elaborado a partir de uma ampla consulta aos nossos associados, instituições parceiras, reguladores e lideranças da ANBIMA e resultou em três grandes agendas de trabalho: Agenda de Desenvolvimento de Mercado, Agenda de Serviços e Agenda Estruturante. Confira cada uma.

Notícias relacionadas

Não foram encontrados resultados para esta consulta.