Autoridades e representantes de mercado prestigiam posse da nova Diretoria
Cerimônia contou com a presença do ministro da Fazenda e de presidentes do BNDES, CVM e B3, entre outrosA nossa nova Diretoria, formada por Carlos Ambrósio, presidente, por sete vice-presidentes e por 13 diretores, tomou posse em cerimônia realizado na manhã desta quarta-feira, 13, em São Paulo. “Iniciamos o mandato em um momento econômico, político e social muito desafiador, mas que, ao mesmo tempo, oferece a oportunidade para o debate e para a construção de propostas para o desenvolvimento do mercado de capitais”, ressaltou Ambrósio.
Veja o discurso do presidente Carlos Ambrósio na íntegra.
Em entrevista exclusiva, Ambrósio fala sobre as prioriodades para seu mandato.
Entre os presentes no café da manhã, estavam presidentes de comitês, subcomitês, conselhos e comissões; autoridades; ex-presidentes da ANBIMA; e presidentes de entidades parceiras. A cerimônia contou com as participações, entre outros, de Eduardo Guardia, ministro da Fazenda; Dyogo Oliveira, presidente do BNDES; Reinaldo Le Grazie, diretor de Política Monetária do Banco Central; Marcelo Barbosa, presidente da CVM; e Gilson Finkelsztain, presidente da B3.
Assista ao vídeo da cerimônia de posse.
Uma das principais tarefas da nova Diretoria será implementar o plano de ação discutido durante a gestão do ex-presidente Robert van Dijk, que busca acelerar o desenvolvimento do mercado de capitais; envolver questões éticas e de conduta na autorregulação; desenvolver propostas de estimulo à poupança de longo prazo; e promover a busca por eficiência e redução do custo de observância.
Confira a fala do ex-presidente Robert van Dijk na íntegra.
Em discurso na cerimônia de posse, Carlos Ambrósio, destacou que, até o fim deste ano, algumas ações de curto prazo estão no foco da nova Diretoria. Os executivos trabalharão para avançar na otimização da regulação e da autorregulação de ofertas públicas; na autorregulação das ofertas restritas pela Instrução CVM 476; e no lançamento de uma plataforma de dados de mercado de capitais, que facilitará o acesso à informação e a realização de negócios.
O novo presidente também enfatizou a importância dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, assim como do BNDES, no crescimento do mercado de capitais. “Temos encontrado neles portas abertas ao debate e à discussão de propostas que contribuam para o desenvolvimento do mercado, sempre pensando no desafio de suprir a necessidade de financiamento do Brasil”, afirmou. Ele lembrou do recém-anunciado programa de investimento lançado pelo banco de fomento para os fundos de infraestrutura, além do papel da entidade como âncora das emissões.
A relevância desse tipo de parceria também foi lembrada pelo ex-presidente Robert van Dijk. “Nos últimos dois anos, tive o privilégio de poder refletir sobre os desafios para o desenvolvimento do país e dos nossos mercados com os setores público e privado”, lembrou. “Se há algo que me deixou otimista foi ter percebido que compartilhamos da mesma convicção: a de que um novo padrão de desenvolvimento para o país não pode prescindir de uma participação cada vez mais relevante do mercado de capitais”, acrescentou van Dijk.
Robert brincou ainda que, por ser piloto de carros e de motos, “Carlinhos”, como o presidente é conhecido no mercado, tem a favor uma alta capacidade de planejamento e de administração de riscos. “Essa aptidão está não só nos autódromos e nos off roads, mas também nas pistas da ANBIMA já há algum tempo. Sorte nossa”, completou.
Um vídeo de homenagem ao ex-presidente, com a participação de representantes do mercado, amigos e familiares, encerrou a cerimônia.