Poupança de longo prazo: harmonização das regras e estudo de novos produtos
Entenda as iniciativas do plano de ação 2019 para o temaConstruir propostas para o desenvolvimento da poupança de longo prazo no Brasil – assunto ligado diretamente ao fortalecimento do mercado de capitais – segue como um dos principais intuitos da Associação. O tema é um dos focos do plano de ação 2019, que norteia as atividades para o ano. Nele, foram definidos cinco temas que concentrarão nossos esforços: mercado de capitais; poupança de longo prazo; ética e regulação – divididos em agenda de desenvolvimento do mercado e conduta; inovação; e tributação. Os assuntos são os mesmos do ano passado e incluem iniciativas específicas para orientar as atividades.
+ Entenda como foi elaborado o plano de ação 2019
Em 2019, o trabalho será dirigido a aprimoramentos regulatórios que harmonizem as regras entre diferentes produtos previdenciários e flexibilização da portabilidade de um produto de uma instituição para outra, facilitando a troca de informações entre o mercado.
Outras propostas visam incentivar os investidores a aplicarem em produtos de longo prazo e focam na construção e divulgação de uma agenda positiva para os FIPs (Fundos de Investimento em Participação). Também está em pauta a avaliação do uso do FI-FGTS (Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para financiamento à infraestrutura.

Confira as iniciativas de cada foco de atuação abaixo:
» Mercado de capitais: melhorias nos processos de emissão de ofertas públicas
» Ética e regulação/agenda de desenvolvimento do mercado: redução dos custos de observância
» Ética e regulação/conduta: mudança na governança do Conselho de Ética
» Inovação: debate de novas tecnologias e ações compartilhada