Pitch Day reunirá startups em busca de inovações para o mercado de capitais
Empresas devem apresentar soluções para desafios das atividades de estruturação de ofertas públicas, negociação e distribuição. E-book com propostas selecionadas será enviado aos associados com exclusividadeApós nosso primeiro hackathon, chegou a hora do Pitch Day ANBIMA para mercado de capitais, um evento em que empresas apresentam seus produtos ou negócios para possíveis investidores e clientes. No dia 23 de outubro, até 15 startups estarão reunidas para apresentar aos nossos associados propostas para 20 desafios relacionados a segmentos que representamos, como estruturação de ofertas, negociação e distribuição de produtos de investimento.
O evento busca nos aproximar da comunidade de inovação, conectando fintechs, regtechs (empresas de tecnologia regulatória), lawtechs (companhias de tecnologia jurídica) e startups em geral às instituições associadas. Cada empresa pode apresentar soluções para mais de um desafio. As melhores propostas serão selecionadas para compor um e-book que será enviado com exclusividade para os nossos associados. Já as ganhadoras serão divulgadas em nossos canais de comunicação.
Os desafios
A partir de conversas com o mercado, mapeamos 20 temas em que há espaço para otimização de processos e desenvolvimento de ferramentas. São eles:
- Assessoria financeira e de investimento;
- Assinatura eletrônica/digital;
- Comunicação com cliente;
- Consolidação de portfólio de investimento;
- Consolidação e monitoramento da carteira recomendada;
- Digitalização de documentos e contratos;
- Distribuição em blockchain;
- DLT (Distributed Ledger Technology) e blockchain;
- Gestão de colateral;
- Gestão de transferência de custódia;
- Infraestrutura e serviços qualificados;
- Integração de sistemas de legado;
- Monitoramento;
- Open banking e APIs (Aplicação de Interface de Programas);
- Precificação e liquidez no mercado secundário de renda fixa;
- Processo de liquidação;
- Roadshow digital;
- Suitability;
- Tecnologias que reduzam custos de observância;
- Voto a distância.
Em relação à digitalização de documentos e contratos, por exemplo, o intuito é encontrar soluções que diminuam os procedimentos manuais na elaboração de materiais durante a estruturação de uma oferta, por exemplo, incluindo a possibilidade de leitura digital para automatizar operações.
O blockchain é um dos assuntos em pauta: queremos encontrar soluções para distribuir produtos utilizando essa tecnologia, com custo reduzido, ganho de eficiência e transparência no relacionamento com os investidores. Em relação ao suitability (processo de análise de perfil do investidor), a ideia é buscar ferramentas que automatizem procedimentos e que apoiem o processo, inclusive por meio de soluções unificadas entre diferentes instituições ou uso de inteligência artificial e machine learning.
A comunicação também pode ser aprimorada. O foco está no monitoramento de respostas dos clientes em mídias sociais, em como identificar informações falsas sobre a instituição financeira na internet e como monitorar e auxiliar os prestadores de serviços.
Para conferir a descrição detalhada de cada tema, acesse o site do Pitch Day.
Seleção e inscrições
As startups podem enviar suas propostas até o dia 30 de setembro. É preciso escolher os desafios e dar um resumo da solução. Entre os critérios para selecionar as 15 empresas que se apresentarão para os nossos associados, estão a aderência da solução aos desafios propostos, o nível de inovação, o potencial que a proposta tem para ser aplicada em escala, a viabilidade de implantação e o modelo de negócios da startup.
Entraremos em contato com os inscritos de 2 a 11 de outubro e a apresentação será no dia 23 de outubro no nosso escritório em São Paulo. As propostas vencedoras serão divulgadas aqui no nosso portal e nas redes sociais. O e-book com o material completo será enviado com exclusividade aos associados após o Pitch Day.